Carreira

Como aproveitar o final do ano para conseguir emprego

Geralmente, quem está à procura de um emprego, considera dezembro e janeiri meses perdidos, pois é uma época relacionada a festas e reuniões de família. Por outro lado, gerentes de grandes empresas estão enlouquecendo com a pressão do final de ano.

Catherine Jewell, consultora de carreira do Texas, afirma que os desempregados têm mais chance de conseguir emprego nesta época. Algumas razões: há menos competição, o final de ano traz um bom humor e todas aquelas reuniões trazem grandes oportunidades de networking.

“As pessoas esquecem os ótimos recursos que podem encontrar no meio de todas essas reuniões”, conta Jewell. Família e amigos querem te ajudar e mesmo se você já tem bastante contato com eles, encontra-los ao vivo no espírito do final de ano pode te oferecer oportunidades de mostrar o que está procurando, por isso, seja específico.

Se você já está empregado, mas procura uma oportunidade de trocar de área e conhecer algo novo, a época oferece a chance de perguntar para outras pessoas sobre seus próprios trabalhos. Se você conseguir também um convite para uma festa de final de ano da empresa que deseja trabalhar, ótimo.

Jewell conta que, além disso, os contratantes estão mais abertos a novas oportunidades e mais receptivos e otimistas.

 

Topo