Carreira

Como enfrentar os obstáculos profissionais de ser mulher

O CEO da Microsoft Satya Nadela cometeu uma gafe ao sugerir que mulheres não deveriam pedir aumento, mas fazer um bom trabalho e esperar que seus chefes decidissem. Ele fez o infeliz comentário em uma conferência em Phoenix, nos Estados Unidos, respondendo a uma pergunta de o que as mulheres deveriam fazer quando não se sentem confortáveis para pedir um aumento. “A questão não é pedir aumento, mas saber e acreditar que o sistema irá te dar o valor correto com o passar do tempo”.

O que pode ser aprendido com a gafe de Nadella? Há alguma diferença para uma mulher pedir aumento em relação a um homem? Quais os tipos de obstáculos que mulheres ainda enfrentam e como podem superá-los?

Segundo coachs do Vale do Silício, a noção inicial de Nadella que as mulheres não devem pedir aumentos não é representativa da cultura de tecnologia. Apesar de empregos de tecnologia continuarem dominadas por homens – apenas 29% da força de trabalho global da Microsoft é do sexo feminino – Lisa Stotlar, 51 anos, foi consultora de carreira por mais de 20 anos, e diz que os comentários de Nadella não são nem um pouco típicos. Outra consultora de carreira do Vale do Silício, Ada James conta que “os patrões foram muito receptivos com as mulheres com quem já trabalhei que pediram aumento”.

Então, o que as mulheres devem fazer para aumentar a sua remuneração? Veja a seguir dicas de diversos consultores de carreira sobre o assunto.

Construa relações na sua indústria e companhia

Anita Attridge, consultora, conta que as mulheres não são tão naturais quanto os homens em seu ambiente de trabalho.

Saiba o seu valor

Relacionamento dentro e fora da sua organização pode te ajudar com isso. Dinheiro ainda é um tabu, mas é importante saber qual é o valor do seu cargo do mercado.

Aproveite cada vitória

Quando você terminar um novo projeto ou fechar um novo negócio, considere iniciar uma discussão salarial em seguida, especialmente se sua realização ajudou na reputação de seu chefe ou organização.

Faça uma lista de todas as suas conquistas

Quando você se prepara para uma discussão salarial, deve chegar com números exatos, como por exemplo, você aumentou as vendas em 30% ou você contratou e supervisionou um funcionário que está se saindo muito bem etc.

Fale sobre seus planos para o futuro

Muitas pessoas se restringem ao que já fizeram no passado. Apareça com planos futuros. Lembre-se que você não é pago apenas pelo que já fez, mas também pelo que ainda vai fazer.

Dê ao chefe tempo para pensar

Se o seu supervisor não entrar na mesma conversa que a sua sobre o aumento, dê um passo para trás e saia, mas ofereça deixar nas mãos dele algumas informações e volte depois de alguns dias.

Topo