Carreira

Como melhorar (e manter) suas autoestima e confiança

Muitas pessoas têm crenças limitadas sobre elas mesmas em, pelo menos, uma área de suas vidas. Essas crenças levam a uma diminuição da confiança. Sabe-se que, muitas vezes, para ser bem-sucedido, é preciso ser mais confiante, mas a questão é: como fazer isso?

Em primeiro lugar, pare com os pensamentos limitantes e autodestrutivos. Corte todos os seus pensamentos negativos imediatamente e substitua-os com palavras que são positivas e confiantes. Quanto mais você enviar repetidamente mensagens positivas para si mesmo, mais confiante você se tornará.

Pare de se comparar. Em algum momento, todo mundo já tentou agir como outra pessoa. Apesar disso, seu passado é diferente, sua biologia é diferente, e há muita coisa que você não sabe sobre o que essas outras pessoas estão passando.Esgotar sua energia tentando ser algo que você não é, ou lutando para conseguir a aprovação de outra pessoa irá minimizar sua autoconfiança.

Você tem de trabalhar para a sua confiança. A fim de fazer isso, você tem que analisar o que você gostaria de evitar. Se você não tem confiança em falar durante reuniões, precisa começar a se manifestar para ganhá-la. Mas prepare-se. Em vez de falar tudo de uma vez, crie um plano de o que você pretende dizer e deixe notas à sua frente. Desta forma, você estará mais preparado para a situação desconfortável. Quanto mais você falar durante os encontros, mais oportunidades terá de trabalhar a confiança nesta área da vida.

Muito importante também é sair da sua zona de conforto. Quanto mais vezes você pisar fora dessa zona, mais rápido esse tipo de comportamento vai se tornar um hábito. Isso irá oferecer-lhe mais conforto, oportunidade e, consequentemente, sucesso.

 

Topo