Carreira

Errar e não ser bom em determinados temas pode torná-lo brilhante no futuro

Um dos segredos do sucesso é aceitar um fato importante: você deve ser ruim em algo para que depois possa ficar bom nisso. Lembre-se que isso acontece desde que você é bem pequeno, já que, para aprender a andar, é preciso errar.

O problema é que quando chega a idade adulta, você geralmente é bom em uma série de coisas. Nós tendemos a esquecer o que sabíamos quando éramos crianças: que quando você faz algo pela primeira vez, especialmente algo complexo ou diferente, você não vai ser bom. Como resultado disso, nós tendemos a culpar outras pessoas pelos nossos erros ou evitar o aprendizado.

Como então se sentir bem mesmo sendo ruim em coisas novas?

O primeiro passo é aceitar que você não é bom naquilo. Não adianta culpar, evitar ou ficar maluco. Você pode mudar as palavras negativas para algo que te ajude a melhorar e não desistir. O segundo passo é acreditar que você é sim capaz de se tornar bom naquilo. Aceitar que você não vai conhecer as coisas no começo vai permitir que você deixe passar muito daquela culpa que você sentia.

O terceiro e último passo é fazer uma ponte com outras pessoas e assuntos. Depois de aceitar que você pode não ser tão bom naquilo, use e aproveite pessoas que sabem sobre o assunto para te ajudar. Pessoas que têm vontade de aprender consegue achar estratégias para avançar.

Se você é como muitas pessoas, você é daquele tipo que precisa sempre aprender coisas novas, e não se cansa. É quase impossível viver no século vinte e um e não estar o tempo todo de frente com novos assuntos, habilidades, invenções, tecnologia. E se você realmente quer ficar bom nisso, é preciso começar sendo ruim.

Topo