Carreira

CEO demitido dá lições de liderança após reviravolta

David Pottruck, CEO por três anos da instituição financeira Charles Schwab, foi demitido da empresa. Agora, aos 66 anos, ele teve tempo para refletir sobre as lições de liderança que aprendeu com essa experiência. Ele trabalhou como investidor de pequenas companhias e participou do conselho da Intel.

FORBES: Qual a lição de liderança que você aprendeu durante seu tempo trabalhando na Schwab?

David Pottruck: Aprendi a importância da comunicação de liderança. Aprendi que as pessoas seguem as ideias de um líder, mas mais do que isso, eles seguem o líder que acreditam. Eles acreditam em você, porque você tem valores que se alinham com os seus próprios valores. Isso é tudo uma função de sua autenticidade.

F: Quais eram suas ambições profissionais?

DP: Eu queria em tornar professor e treinador de futebol. Quando era pequeno, não conhecia nem uma pessoa do ramo de negócios. Meu pai trabalhava em uma fábrica. Eu nunca tive nenhum modelo no mundo do empreendedorismo.

F: Como você entrou no mundo dos negócios?

DP: O pai da minha primeira esposa era um homem de negócios. Conhecia diversos de seus colegas. Todos pareciam extremamente contente com o que faziam e apresentavam muita energia, criatividade e trabalho em conjunto. Percebi que queria ser daquela maneira. Fiquei mais animado com tudo isso do que com me tornar um professor.

F: Qual a lição que você aprendeu ao ser demitido?

DP: Acredito que não fui um bom líder quando o assunto era diminuir a companhia. Eu era um bom líder para expandí-la. Deveria ter procurado mais ajuda de fora para me guiar durante todo o processo. Na verdade, quando a empresa decidiu que deveria haver uma troca de liderança, não fiquei surpreso. Fiquei desapontado.

F: O que você ensinaria sobre liderança?

DP: Eu diria que você tem de ter noção da realidade. Se você quer ser bem-sucedido, tem de colocar tudo a seu favor. É preciso ser um líder forte, pois sempre existe uma grande resistência a mudanças. Lembre-se: se você é um líder, é sem dúvida um modelo para alguém. Você não deve se preocupar em ser um líder, mas e preocupar em saber por que existem pessoas seguindo seus passos.

Tente extrair o melhor de cada pessoa. Passe mais tempo ouvindo, perguntando, pensando na ideia de outras pessoas. Se você gastar todo seu tempo tentando descobrir como ser um bom líder, você nunca se tornará um.

Topo