Carreira

Procurar ajuda no começo não é fraqueza, mas um passo para o sucesso

O primeiro ano como um empresário é uma batalha. Você irá lutar com suas próprias dúvidas e enfrentar inúmeras incertezas. Alguns empresários encaram isso carregando o peso do mundo em suas costas. Se você se preocupa com sua saúde e quer chegar ao segundo ano, não faça isso.

Uma alternativa: encontre conselheiros para quem você pode ligar quando precisar de ajuda. Como pessoa de negócios, é certo que você é cheio de ideia, independente e quer dominar o mundo. Mas você irá aprender que é preciso uma pequena ajuda de amigos.

Em primeiro lugar, encontre ajuda de pessoas bem sucedidas e independentes que alcançaram aquilo que você almeja. Se prepare para os encontros com estes conselheiros como se você estivesse indo falar com possíveis investidores. Você irá se surpreender com os resultados. Veja algumas dicas excelentes de conselheiros:

– Muitos empresários ficam contentes – e querem – ouvir bons conselhos e elogios, na verdade, ouvir aquilo que eles querem e que confirme suas crenças. Apesar disso, lembre-se que o conselho certo, construtivo, provavelmente fará você se sentir desconfortável e potencialmente, mudar o curso de sua vida.

– Tenha um plano do que você irá fazer a cada dia, pense em quanto tempo você pretende gastar com cada atividade, quanto tempo passar com sua família, quanto tempo passar na praia. Crie um dia perfeito e faça o máximo para alcançar este objetivo. Os melhores conselheiros falarão para você ser específico com seus planos e ações.

– A única coisa que irá te ajudar a aprender como cuidar de um negócio, é abrir um negócio. Apesar de a educação formal ser um dos grandes investimentos que você pode fazer, não é um pré-requisito para você iniciar. Faça cursos e se envolva no meio.

– Faça as coisas por você mesmo. Se você acha que é fraco em algum ponto como marketing, o primeiro passo é admitir que este não é seu forte. Depois, encontre alguém que possa te ajudar. Bons conselheiros vão dizer para você fazer ótimo uso do seu tempo, mesmo que seja admitir que você não é bom em algo.

Topo