Carreira

Dizer “não” pode ser o segredo do avanço na carreira

Saber os momentos certos de dizer “sim” – e mais importante ainda, os de dizer “não” – é a característica mais importante de toda sua carreira. Atualmente, exige-se dos funcionários muitas tarefas para realizar em muito pouco tempo. Esta é a importância do “não”.

Se você disser “sim” para tudo, seu desempenho certamente vai sofrer. É possível que não consiga entregar tudo. Além disso, diminui o seu combustível, aumenta o nível de estresse e perde o respeito de todos a sua volta. Dizer “não” ajuda em três pontos importantes:

Foco

A atitude ajuda-o a priorizar suas tarefas. Para dizer “não”, você precisa primeiro identificar os pontos que estão ao seu alcance do “sim”.

Senso de controle

De acordo com a “Center of Independent Living”, organização que ajuda pessoas com dificuldades, sentir que está fora do controle pode fazer com que as tarefas mais fáceis pareçam impossíveis aos seus olhos.

Passa uma mensagem

Dizer “não” pode lhe tornar uma pessoa poderosa. Isso mostra para os outros que você valoriza seu tempo e que sabe quais são suas prioridades.

Para muitas pessoas, dizer “não” é difícil. Na maioria das vezes, evita-se negar as coisas pela vontade de agradar os outros e pela vontade de mostrar que é capaz de realizar as tarefas. A boa notícia é que existem algumas formas de dizer “não” de maneira mais sutil.

– Quando alguém pedir para você realizar um trabalho e você tiver tempo, diga que vai pedir para outra pessoa fazer. Assim, o serviço será feito de qualquer maneira. Neste caso, você tem autoridade para pedir.

– Quando alguém pedir para você realizar um trabalho, mas você sabe que não é para você, diga que você irá colocar a pessoas em contato com o funcionário certo para aquele serviço.

– Nem sempre é “sim” ou “não”. Se você não puder realizar o serviço, ofereça fazer algo no lugar. Discuta as melhores saídas ou alternativas.

– O “não” pode vir na forma de “estou muito ocupado agora”. Ofereça-se para realizar o serviço mais tarde, quando seu tempo estiver mais livre. Aprenda a negociar prazos e aprenda a se organizar.

Topo