Carreira

Como manter a produtividade no final do ano

Com o Natal se aproximando, a produtividade no trabalho pode ir embora como um passe de mágica. Apesar de existir uma grande quantidade de serviço para ser feito antes de o ano acabar, decisões e novos projetos já vão sendo deixados para 2015. Mas será que é preciso diminuir tanto assim o ritmo? Será que você não está perdendo tempo?

É preciso sim diminuir a correria, mas é importante tomar cuidado para não deixar passar nada de essencial. Veja algumas dicas que podem ajudar a encontrar o balanço necessário.

Em primeiro lugar, preste muita atenção em sua agenda par as próximas semanas. A grande causa da perda de produtividade no final do ano é o fato de muitas pessoas ficarem doentes ou estressadas por tentarem fazer demais.  Não ter nada para fazer em uma ou duas tardes pode ajudar muito.

Depois, mantenha sempre uma lista de coisas menos importantes e não urgentes como organizar a papelada, buscar algum livro em outro setor, enfim. Deixe estas tarefas que são atemporais para um dia que você estiver mais cansado ou com menos energia. Não tente realizar uma tarefa extremamente difícil nestes dias, pois isso só irá te deixar mais cansado e estressado.

É importante aproveitar este final de ano para recarregar e tirar um tempo da correria diária. Faça seu trabalho de maneira responsável para poder aproveitar antes e depois das festas. Outro ponto essencial: pense em janeiro. Muitas pessoas evitam os planejamentos no final do ano, mas faça com que o calendário siga o movimento que você quer. Se você não se planejar, a primeira semana de janeiro não será produtiva.

Topo