Carreira

Como montar um negócio e poder largar o trabalho

Os primeiros meses de uma startup são parados e sem muito lucro. Este é um cenário comum. Para os fundadores da empresa, a decisão de largar o emprego em tempo integral para se dedicar somente ao novo projeto pode ser uma decisão difícil. Quando então o empresário sabe a hora certa de dar este passo? Veja alguns critérios que podem ajudar.

A primeira coisa que você deve se perguntar é se o seu negócio está pronto para caminhar com as próprias pernas. Você consegue ver a trajetória futura e tem uma estratégia para alcançar seus objetivos? Outro ponto importante é ter certeza que sua renda já é fica há alguns meses. Você consegue prever lucros para os próximos meses?

É importante que sua renda venha de diversos meios e não apenas um. Pode ser de um fundo de capital, ou um fundo criado por sua família e amigos, enfim. Independente de onde seu dinheiro vai vir desenvolva uma estratégia para operá-lo de maneira sólida.

Lembre-se que dedicar tempo ao seu próprio negócio depois de estar acostumado a trabalhar oito horas por dia requer muita energia. Você acha que está física e mentalmente pronto para todos os compromissos que virão? Na maioria das vezes, é possível evitar o estres planejando quais os acordos mais importantes a serem feitos e sabendo dividir seu tempo.

Além disto, é preciso ser multi tarefa ao abrir o próprio negócio. Ao inaugurar um restaurante, por exemplo, você precisará ser chefe, garçom, gerente, e muito mais. Até que você tenha o time de funcionários completo, terá de estar pronto para fazer qualquer coisa.

A maioria das pesquisas indicam que cerca de 50% das start ups falham. É possível sim ser bem sucedido, mas mais importante que isto é estar preparado para falhar. A palavra chave que todos os novos empresários precisam aprender: imprevisibilidade. É crucial estar preparado para o que vier. Experimente diversas maneiras e veja o que funciona para o seu negócio.

Por último, nunca se esqueça de suas outras tarefas. É casado? Tem filhos? Se planeje. Viver apenas do seu próprio negócio é muito desafiador

 

Topo