Carreira

Os melhores empresários são aqueles que sabem controlar suas emoções

Viver estressado causa sérios problemas físicos e emocionais. Isso não é novidade. Mas, então, por que as pessoas têm tanta dificuldade em tomar atitudes que reduzam o nível de estresse pelo qual elas passam diariamente?

Pesquisadores da Universidade de Yale têm a resposta. Eles descobriram que estresse intenso na verdade reduz a quantidade de áreas cinza no cérebro, que são responsáveis pelo autocontrole. À medida que você perde isso, você perde também a habilidade de combater essa irritação, tornando assim mais difícil o ato de ficar fora de situação que não te deixam tranquilo.

A diminuição deste autocontrole é assustadora se você considerar que o estresse afeta diversas funções do cérebro, contribuindo assim para o surgimento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Ele não para aí: está associado também com depressão e obesidade.

A habilidade de controlar suas emoções e permanecer calmo durante situações complicadas tem uma ligação direta com seu desempenho. A TalentSmart conduziu uma pesquisa com mais de um milhão de pessoas e descobriu que 90% dos melhores desempenhos em empresas são de pessoas que conseguem controlar seus sentimentos em horas de extremo estresse.

Como fazer então para conquistar este controle? Existem algumas coisas que os grandes empresários fazem que os ajudam nestes momentos. Uma pesquisa divulgada pela Universidade da Califórnia mostrou que quanto mais dificuldade você tem em dizer “não”, mais estressado você ficará. Esta é uma ação com a qual muitas pessoas não conseguem lidar.

Além disso, evite dizer “e se?”. Isso porque quando as pessoas se questionam muito, as variações de respostas podem continuar sem limites, fazendo com o estresse aumente. Os empresários de sucesso também se desconectam de vez em quando e desligam seus celulares. Experimente essas técnicas e se livre do estresse.

Topo