Carreira

Como se comunicar bem e explicar melhor o ponto de vista

Quer convencer alguém? Seja o mais direto possível. Esta é a regra número um de acordo com Karen Friedman, ex-repórter de televisão e atual consultora de comunicação. “É muito comum ter um diálogo vago no ambiente de trabalho”, explica a norte-americana que acaba de lançar um livro sobre a melhor maneira de convencer as pessoas com um ponto de vista.

Nesta hora, estar em um cargo superior não significa nada. Os chefes podem ser tão vagos como seus funcionários. O importante não é ter autoridade, mas mostrar para os outros por que tal tarefa deve ser executada. “Chefes costumam dizer: ‘você pode fazer esse relatório para mim? É muito importante e eu gostaria muito de recebê-lo’”, afirma Friedman. Uma maneira mais eficaz de entregar a mensagem seria: “Você pode, por favor, fazer esse relatório para mim? Eu gostaria que ele estivesse na minha mesa até 17h na sexta-feira”.

Outro ponto importante em que Friedman gosta de destacar é: não seja prolixo. “As pessoas não precisam saber de tudo que você sabe”, ela explica. “Selecione o ponto mais importante que você precisa, fale a ideia central”.

Sua atitude ao falar também é importante. “Não são apenas suas palavras que transmitem uma mensagem”, explica a autora. “É tudo de você”. Se você está com uma postura desleixada, suas mãos estão em seus bolsos e você está evitando o contato direto nos olhos da outra pessoa, ela vai ter a impressão de que você não quer se comunicar com ela. Outro detalhe importante: mantenha os dedos e os olhos longe de seu celular.

Para fechar, a especialista não deixa passar um passo difícil, mas crucial: sempre dê notícias ruins pessoalmente. Pode parecer mais fácil enviar por e-mail, mas imagine como você se sentiria se estivesse no lugar da pessoa recebendo a notícia.

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