Carreira

A importância de ter boas referências em seu currículo

Meses antes de começar a pensar em mudar de emprego, você deve começar a elaborar uma lista de referências. Não espere até que estar desempregado para atualizar seu currículo e ir atrás de pessoas que possam falar bem de seu desempenho. Essa parte é essencial na hora de concorrer a uma vaga de trabalho, já que o que as pessoas falarem sobre você terá um peso enorme na decisão dos contratantes.

Não tenha medo de pedir. Se você trabalha em uma empresa por onde seu chefe se aposenta, por exemplo, pergunte: “Posso incluí-lo na minha futura lista de referências profissionais?”.

Você não precisa de um monte de nomes como referência, o comum é ao menos quatro, mas precisa ter pessoas que são fãs do seu trabalho e que o conheçam bem. Pense no que aquela pessoa diria sobre você se perguntada sobre o seu desempenho profissional.

Um antigo chefe também é uma boa referência, desde que você tenha saído pela porta da frente, assim como um cliente que você já teve. Além deles, você pode incluir colegas de trabalho. É importante também, que essas pessoas saibam que estão listadas como suas referências. Não deixe que elas descubram no momento em que receberem uma ligação.

Topo