Carreira

Como adaptar sua liderança para cada situação profissional

Evoluir leva tempo. Para passar de iniciante a expert em algum assunto, é necessário conhecer profundamente o seu trabalho e ter “know-how” suficiente para tomar decisões cotidianas, como o momento de mudar de estratégia, realizar tarefas e até manter o caminho que está sendo trilhado.

O problema é que esse aprendizado, na maioria das vezes, é adquirido baseado em experiências anteriores. Então, quando mudamos de cargo, não percebemos quais serão nossos fracassos e lacunas a serem preenchidas até que elas aconteçam.

Não existe preparação prévia que possa evitar os fracassos com exatidão. Tudo é muito baseado no conhecimento geral de cada indivíduo. Dessa forma, a chave para o sucesso é saber se adaptar rapidamente às demandas de cada função.  Veja a seguir quatro maneiras de agilizar esse processo de adequação.

Detecte

A primeira coisa a fazer é identificar qual o principal comportamento a ser adaptado. Conhecer as funções e habilidades que deverão ser desenvolvidas. A grande dica nesse caso é não adotar um comportamento “sabe-tudo”, mas admitir que há conhecimentos e práticas a serem adquiridas.

Adapte

Para se adaptar, é preciso ter em mente que alguns comportamentos terão de ser deixados para trás e novos terão que ser incorporados. Ser flexível é necessário e requer disciplina.

Escolha seu estilo de liderança

Para definir o melhor modo de agir, defina qual é o seu grande objetivo e se ele está alinhado à sua nova função. Em seguida, veja se sua postura vai impactar de modo positivo as pessoas que trabalham com você.

Adote este comportamento

Agora que você já escolheu qual é a melhor postura, adote este comportamento para realizar todas as funções do novo cargo. Lembre-se de que a liderança deve estar presente em todas as atitudes do cotidiano.

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