Carreira

Como lidar com um chefe abusivo

Nem todo mundo tem a sorte de ter um chefe amável e simpático. Alguns deles mostram suas verdadeiras personalidades logo no primeiro dia de trabalho, outros demoram um pouco mais. Independente disso, você precisará de algumas estratégias para lidar com chefes que fazem de tudo para humilhar e reprimir seus funcionários.

É importante registrar os incidentes. Pode parecer estranho no começo, mas é sempre importante ter provas sólidas de tudo que aconteceu. Agora, preste atenção em algo essencial: se preocupe mais com o futuro do que com o presente. Saiba diferenciar tratamentos que prejudicam seu trabalho e aqueles que não te incomodam.

Se outras pessoas à sua volta também estão sofrendo do mesmo problema que você, converse com elas e as encoraje de documentar todos os ocorridos. Se nada melhorar, junte um grupo de pessoas e vá atrás de uma solução eficaz.

Os chefes que humilham seus funcionários são muito bons no que fazem. Eles conseguem o que querem porque com o tempo acabam criando uma barreira de medo em sua volta que acaba afastando até mesmo aqueles com boas intenções.

O trabalho é um lugar de relações humanas. Se você acabar trabalhando para alguém abusivo, lembre-se, antes de tudo, o quão triste deve ser viver daquela maneira.

Topo