Carreira

Por que você não está sendo chamado para entrevistas de emprego

Quando você está mandando currículos para vagas de emprego, pode ficar muito frustrado se não receber nenhum convite para entrevistas. Se isso está acontecendo, não desista: mas fazer analise as razões pelas quais você não está indo para a próxima etapa do processo de contratação.

Em primeiro lugar, tente perceber se você realmente se encaixa na vaga. Reveja algumas das vagas para postos de trabalho para que você aplicou. Leia cada requisito e pergunte a si mesmo o seguinte:

Eu tenho o nível mínimo de experiência exigido para o cargo?

Eu tenho o nível mínimo de escolaridade exigido para o trabalho?

Eu tenho a maioria das habilidades necessárias para o trabalho?

Eu tenho as certificações exigidas para o cargo?

Por último perceba: você atende a maioria dos requisitos?

Em seguida faça o mesmo processo para todas as vagas que você se candidatou. Você vê um padrão? O motivo mais comum para que as pessoas não recebam telefonemas para entrevistas é que existem outros candidatos que se encaixam melhor (são mais qualificados) no trabalho. Os gerentes que estão contratando buscam os candidatos que atendam pelo menos 80% das necessidades de trabalho.

Se você acredita que este pode ser o seu problema e quer muito aquela vaga, procure maneiras de obter as certificações, habilidades ou experiências necessárias – para que você seja um melhor candidato em um futuro próximo.

Outra questão é que muitas vezes o candidato tem as habilidades necessárias, mas não coloca em seu currículo. Se você percebeu que consegue responder a todas aquelas exigências de certa vaga, não se esqueça de conferir se todas elas estão escritas. Se você não personalizar seu currículo para incluir as informações adequadas, então ele não vai ter a atenção que merece pelos recrutadores.

Topo