Carreira

Reconhecimento é o valor mais buscado por funcionários dentro de uma empresa

Engana-se quem acredita que o dinheiro paga tudo. Pelo menos, não no mundo corporativo. Um levantamento feito pela comunidade on-line de carreiras Love Mondays apontou que o reconhecimento e a comunicação interna são aspectos mais valorizados dentro de uma empresa do que a quantia que será recebida no fim do mês. No ranking, elaborado com opiniões de 3365 usuários do portal, os dois fatores lideram e o salário aparece apenas em 3° lugar.

LISTA: 10 coisas que os funcionários mais procuram nas empresas

Para a CEO da Love Mondays, Luciana Caletti, o resultado mostra uma mudança de cenário importante. “Os funcionários estão preocupados com as expectativas de prosperar, com o ambiente de trabalho e com o relacionamento entre os colegas.” Ela explica que a remuneração faz parte de um conjunto de valores a serem buscados. “O salário continua importante, mas existem outros fatores que são fundamentais para os trabalhadores”, completa.

O diretor da startup 99 Táxi, André Florence, vive essa realidade todos os dias na hora de contratar os profissionais.  “Nós estamos empregando muita gente que vem de empresas tradicionais e aceitam até receber menos, porque buscam um ambiente de trabalho mais dinâmico em que se sintam parte de um objetivo maior.”

É o caso do administrador Ury Rappaport, que deixou o emprego em uma companhia renomada para trabalhar na 99 Táxi. “Ao ir para uma startup, você acaba agindo de forma mais direta em várias áreas. Você sente que as pessoas confiam mais no seu trabalho, que cada um é importante e, efetivamente, está ajudando a construir a empresa. Esse processo gera uma satisfação pessoal muito grande”, explica.

Entre as reivindicações mais levantadas pela pesquisa, está também o conhecimento sobre o que acontece no cotidiano da empresa e a funcionalidade dos processos. “Os funcionários dizem que, muitas vezes, a produtividade é baixa por causa da burocracia da empresa. O rendimento é afetado e as tarefas acabam atrasando”, conta Luciana. Sobre a comunicação, a CEO ainda acredita que, cada vez mais, os trabalhadores esperam que a liderança mantenha a política de “portas abertas”.

Diante desta realidade, é possível dizer que o emprego não tem mais como principal ou única função pagar as contas do fim do mês. É preciso um conjunto de fatores que engajem os profissionais a executar as tarefas do dia a dia.

Veja, a seguir, a lista completa das requisições dos funcionários dentro de uma empresa:

1)      Mais reconhecimento

Número de menções: 725

2)      Melhorar comunicação com funcionários
Número de menções: 401

3)      Melhorar salário
Número de menções: 368

4)      Saber o que está acontecendo no dia a dia da empresa
Número de menções: 256

5)      Melhorar processos, sistemas e ferramentas
Número de menções: 229

6)      Implementar ou melhorar o plano de carreira
Número de menções: 227

7)      Melhorar o gerenciamento da empresa
Número de menções: 220

8)      Melhorar os líderes e gerentes da empresa
Número de menções: 213

9)      Criar mais oportunidades de aprendizado
Número de menções: 202

10)   Melhorar benefícios corporativos
Número de menções: 190

 

Topo