Carreira

Quer motivar seus funcionários? Conheça-os melhor

Não é preciso muito tempo em um cargo de liderança, até que um funcionário perceba que está tentando mudar o comportamento de alguns de seus colegas. Se for uma mudança pequena, ótimo. Apesar disso, com muita frequência, os chefes tentam mudar traços marcantes de uma personalidade.

Um bom líder quer ver seus funcionários dando o melhor de si e quando isso não acontece, ele tenta ao máximo fazer a pessoa mudar e se esforçar mais para entregar um bom trabalho. Muito esforço é dedicado. Se você, de fato, quer ajudar seus colegas de trabalho e promover um avanço, existem alguns passos a serem seguidos.

O primeiro é adotar uma prática de feedback. Esta é uma parte essencial no relacionamento com seus subordinados e é uma excelente maneira de mudar um comportamento.

Outro ponto importante é entender que ninguém pode ser forçado a mudar. Isso é uma ação totalmente involuntária. O que um líder pode fazer é mostrar o caminho da mudança, ajudar a pessoa a enxergar melhor o que pode ser feito para melhorar o desempenho profissional.

Por último não foque no problema e sim na solução. Se um funcionário te, por exemplo, problema com organização, é mais efetivo fornecer as ferramentas para resolver a dificuldade. É preciso identificar o problema antes de querer tentar motivar. Não adianta nada ficar empurrando a pessoa para cima se ela tem problemas menores que ainda não foram resolvidos.

Topo