Carreira

Como dizer “eu não sei” com confiança

iStock

iStock

As três palavras mais difíceis de falar não são “eu te amo”, mas “eu não sei”. Mesmo os líderes mais bem preparados ficam em situações desconfortáveis quando não sabem a resposta para algo que lhes foi perguntado – especialmente se foi uma autoridade quem fez a pergunta. Quanto mais alta a posição que a pessoa ocupa em uma empresa, mais difícil é admitir que não tem a resposta certa. Porém, não saber responder todas as perguntas que te fazem é mais normal do que parece.

Líderes se preparam para uma reunião como se estivesse estudando para uma prova. Eles tentam antecipar as perguntar que serão feitas e já preparam as respostas.

Essa propensão a querer sempre dar as respostas certas começa cedo. Em um estudo, crianças e adultos receberam uma pergunta que era impossível de ser respondida. Mesmo que a questão não tivesse relação com as informações que foram dadas 75% das crianças tentavam responde-la. Talvez isso seja uma consequência do condicionamento das escolas, onde os alunos devem sempre tentar responder as perguntas dos professores.

A pesquisadora, Amanda Waterman, diz que as crianças têm dificuldade de mostrar que não sabem de alguma coisa, especialmente se a pergunta foi feita por um adulto. “Eles sentem que tem que provar o que podem fazer.”

O mesmo estudo provou que 25% dos adultos tentou responder a mesma pergunta sem resposta. A mesma explicação usada para crianças cabe a uma conversa entre o chefe e seu subordinado.

Mas as pessoas não querem necessariamente um líder que possa responder tudo, mas alguém que seja corajoso e que saiba lidar com incertezas e arriscar. Por isso, não saber a resposta para uma pergunta não faz um líder ser pior. Eles devem fazer as perguntas certas e saber responde-las, sem ter medo de falarem “eu não sei”.

Mas há alguns jeitos de falar isso. Veja seis maneiras de dizer que não sabe a resposta mostrando confiança:

  • “Não sei a resposta, mas estou ansioso para descobri-la.”
  • “Vou dizer o que eu sei e o que ainda estou aprendendo.”
  • “Essa é uma pergunta importante e eu não quero dar uma resposta incompleta. Deixe-me responder no final do dia.”
  • “Não posso dizer com certeza.”
  • “Outra pessoa da minha equipe pode informá-lo melhor.”
  • “Essa é uma pergunta interessante. Me conte mais como chegou a ela.”
Comentários
Topo