Carreira

Conhecer as prioridades da empresa é um passo importante para ser promovido

iStock

iStock

Muitas pessoas acreditam que ser promovido é como um prêmio, mas não necessariamente a empresa funciona por meritocracia. Funcionários são promovidos porque seus chefes acreditam que eles se darão bem na próxima tarefa. Para que isso aconteça, existem alguns truques: habilidades e timing.

Também pode ajudar na promoção treinar alguém para entrar no seu lugar quando você não estiver mais nele. Empresas costumam contratar pessoas de fora, para evitar duas mudanças na empresa, em vez de uma. Mas, se seu chefe vir que há outra pessoa preparada para assumir seu posto, isso pode deixá-lo mais seguro em te promover.

Outra dica importante é não se fazer indispensável para o cargo. Apesar de parecer estranho, se seu chefe precisar demais de você nessa posição e te considerar insubstituível, ele não verá vantagens em te colocar em outro cargo.

Ter um bom timing é de grande ajuda. Se você sabe que seu escritório está abrindo uma nova filial, por exemplo, e você tem interesse em ser transferido para lá, você precisa focar nisso. Se você estiver trabalhando em outro projeto, talvez ele possa ficar de lado para que você foque em ser o primeiro candidato ao novo posto.

Se seu trabalho oferecer uma promoção, não recuse. Caso você o faça, é muito difícil que eles façam uma nova oferta. Além disso, é importante que você esteja disposto a se mudar. Se você não aceitar se mudar, talvez eles não te deem nenhuma outra oportunidade de crescer na empresa. Mais tarde, quem sabe, você possa escolher onde irá morar, existe uma grande diferença na sua carreira com 28 e 38 anos. Se você desperdiçar oportunidades quando for novo, pode não ter outras.

É importante não passar por cima do seu chefe. Falar com o superior dele sem autorização pode te trazer certos problemas, a não ser que seu objetivo seja elogia-lo.

Outra dica é ser próximo de alguém de sucesso do mesmo ramo que você. Essa pessoa pode te dar dicas e te ajudar a melhorar. Também vale a pena aprender novas habilidades que tenham o perfil da empresa, assim, quando eles precisarem de alguém, pensarão em você.

Comentários
Topo