Carreira

Perguntas que todo entrevistador deveria fazer aos candidatos

iStock

iStock

Contratar alguém novo é uma missão complicada. É preciso encontrar alguém em quem você confie, respeite e admire. Porém, falar é fácil. A dificuldade é selecionar um candidato que realmente atenda a esses pré-requisitos. É mais simples quando você já conhece a pessoa e já trabalhou com ela antes, mas raramente isso é possível. Por isso, é essencial fazer as perguntas certas a quem está sendo entrevistado e depois refletir sobre as respostas dadas. Veja três perguntas que podem te ajudar a concluir quem é o melhor candidato para sua empresa:

Conte um caso no qual você defendeu seu chefe ou colega na frente de clientes, mesmo sabendo que ele não estava certo

Essa é uma ótima pergunta, pois permite entender como funciona a cabeça do candidato. Alguns dão exemplo de vezes em que mentiram para cobrir o colega de trabalho, o que diz muito sobre a personalidade e o caráter da pessoa. Você quer alguém em que possa confiar.

Outros, por outro lado, contam casos em que demonstraram serenidade e decoro, passando confiança. Ao fazer essa pergunta, o objetivo é perceber que a pessoa tenha a habilidade de ser verdadeiro e mantenha a sua integridade, ao mesmo tempo em que sabe lidar com problemas.

Quem você mais respeita e por quê?

As habilidades de uma pessoa são importantes, mas não é o fator determinante. Eles podem ser aprendidos com o tempo, mas respeito é algo inato. É preferível ter funcionários que acreditam no respeito mútuo do que os mais qualificados.

Normalmente as pessoas falam sobre figuras históricas ou sobre pessoas que elas conhecem com quem te um vínculo emocional. O segundo grupo diz mais sobre elas, porque mostra que pensaram nessa pergunta mesmo antes de alguém fazê-la. Preste atenção nas histórias que os candidatos contares sobre pessoas que se sacrificaram por eles e o valor que eles dão a isso – mostra o quanto eles se importam com respeito.

Conte sobre alguma vez em que você falhou e não conseguir comprimir uma meta que queria

Falhar é uma experiência que todos já passaram e o modo como uma pessoa lida com isso diz muito sobre ela. Pessoas que não têm humildade para assumir suas falhas e falar sobre elas, em geral, não são admiráveis. Chefes querem trabalhar com pessoas racionais e se eles não podem ser honestos em relação aos erros do passado, tem menos chances de que saibam lidar com problemas no futuro.

Talvez essas perguntas não pareçam suficientes para alguns entrevistadores, mas podem ajudar a dar um norte sobre como escolher o melhor candidato. Focando em confiança, respeito e admiração você pode pensar em outras questões para fazer a quem estiver aplicando para uma vaga na sua empresa.

Comentários
Topo