Carreira

Por que falhar é importante para ter sucesso no futuro

iStock

iStock

Fracassar está longe de ser o fim do mundo. Errar é sempre um aprendizado e ajuda a sair da zona de conforto e a querer melhorar. As falhas ao longo da carreira são passos importantes para chegar ao sucesso, desde que se tire algo positivo delas, como aprendizados e lições para melhorar.

Os erros podem ter impacto positivo na vida das pessoas, mas a maioria tem medo deles. Desde sempre somos ensinados que falhar é ruim, especialmente quando se trata de alçar sonhos e grandes objetivos.  É preciso refletir sobre qual o pior que pode acontecer se você errar. Provavelmente não será tão ruim quanto você imagina.

Fracasso é temporário e pode até ser algo bom para você, mesmo que de imediato pareça muito ruim. Quando algo dá errado, é necessário aprender a encontrar os pontos positivos no que ocorreu. Procure mensagens positivas na experiência que você viveu e tente aplica-la em outro momento da sua vida.

Claro que se você não arriscar dificilmente algo dará errado. Mas ninguém quer ter uma vida estática sem mudanças. Cometer erros no dia a dia mostra que você está. Falhas fazem parte e você deve encará-las e esperar pelos resultados das apostas que fizer.

Resiliência é conseguir passar por cima de coisas ruins e seguir em frente e é uma das habilidades mais importantes que alguém deve ter. Sempre algum aspecto da sua vida terá um problema, mas isso não é motivo para desistir. Pelo contrário: é preciso continuar tentando e enfrentar seus medos para que tudo se ajeite.

Sonhar alto não é fácil. É preciso ter coragem para superar os obstáculos para torna-los reais, e errar faz parte.

Comentários
Topo