Carreira

“Seus valores são seu norte”, afirma Tim Cook

Getty Images

Getty Images

O CEO da Apple, Tim Cook, fez o discurso da formatura da turma de 2015 da George Washington University, nos Estados Unidos. A fala de Cook no domingo (17) focou nos valores que os formandos deveriam ter não só em suas carreiras, mas em toda vida.

Cook contou sobre seu encontro com o presidente Jimmy Carter, quando o CEO tinha apenas 16 anos, e citou que o político, mesmo sendo ocupando o cargo mais importante do mundo, nunca deixou de ser humano. O engenheiro opina que o processo de se descobrir e se reinventar (ou reinventar) é sobre encontrar seus valores e ser guiado por eles, ou seja, encontra seu norte. O de Cook foi Steve Jobs.

Ao falar sobre o falecido amigo, Cook conta que Jobs o convenceu a trabalhar na Apple com seu jeito otimista. A missão deles era tornar a tecnologia mais avançada em dispositivos simples de usar. Porém, não pretendiam fazer isso por eles mesmos, mas pelos outros. “Na Apple acreditamos que o trabalho deve ser mais do melhorar a si mesmo. Deve ser sobre melhorar a vida de outras pessoas também.”

O CEO expos que tanto para ele quanto para a companhia, é importante agir de modo ético de acordo com seus valores. Desde modo, tanto uma empresa quanto um indivíduo pode mudar o mundo. Cook acredita que não é preciso escolher entre fazer o certo e fazer bem, é possível conciliar esses interesses, focando no bem comum, em todas as profissões.

Além disso, Tim Cook vê o trabalho como muito mais do que uma obrigação. É essencial ter a sensação de estar na direção certa, “se não, será apenas um trabalho, e a vida é curta demais para isso”.

“Sempre terão pessoas críticas e cínicas no caminho”, afirma o engenheiro. Porém, um problema tão grande quanto, são pessoas boas que não interferem e não querem ajudar a construir o progresso. E o mundo precisa de pessoas com energia e paixão para ir para frente.

“Seus valores são seu norte.”

Comentários
Topo