Carreira

O que fazer se o entrevistador do processo seletivo for antipático

Divulgação

iStock

Entrevistas de emprego são sempre um mistério. O ambiente pode ser agradável e o entrevistador simpático ou o local pode parecer uma sala de interrogatório com alguém muito sério fazendo as perguntas. Seria bom se as organizações informassem aos candidatos como e onde a entrevistas acontecerá.

É impossível prever como será a pessoa que fará a entrevista. Muitos não sabem o que fazer se o entrevistador for antipático ou grosseiro. Tudo depende do candidato e de como ele estiver no dia. Se a pessoa estiver tiver esperanças e quiser conhecer outras pessoas da equipe, é importante ficar.

GALERIA DE FOTOS: 15 perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

No entanto, é importante dizer que boas companhias não tentem dificultar o processo de entrada de novos funcionários. Quem trata candidatos mal não tende a fazer diferente com seus empregados.

Caso decida ficar na entrevista mesmo sabendo que a pessoa com quem está conversando não é muito agradável, lembre-se de não deixar que seja grosseira. Se ela tentar cortar o que está sendo falado, pergunte se eles estão com pressa e peça orientações mais diretas do que deve ser dito. Às vezes o entrevistador tenta ser objetivo porque o tempo para falar com os candidatos é curto. Se for o caso, sugira que eles mandem um guia para os candidatos que forem fazer o processo seletivo.

Lembre-se que entrevistadores se esforçam para achar defeitos nos candidatos, porque precisam fazer escolhas. Eles estão sempre em busca de falhas, porque não querem mostrar aos gestores que têm dúvidas sobre quem é a melhor pessoa para o cargo.

MAIS FOTOS: 16 coisas para fazer você mais feliz no trabalho

Não há muito que fazer caso o profissional de recursos humanos fique apontando defeitos na sua carreira profissional ou nas suas escolhas. Mas se quem fizer isso for a mesma pessoa que será seu chefe, não pense duas vezes: essa empresa não é o melhor local para trabalhar.

Pessoas mostram como são pelo jeito como tratam outras. Não vá atrás de um emprego que não merece o esforço e não dá valor aos candidatos.

Comentários
Topo