Carreira

Reclamar do trabalho pode fazer você perder o emprego

iStock

iStock

Quando alguém está infeliz no trabalho que tem, é comum que a pessoa reclame. No entanto, de acordo com coaches de carreira, falar mal da empresa ou do seu cargo para colegas pode ser perigoso. Eles podem contar para seu superior e ele ficará com uma má impressão, o que pode levar a demissão.  Mesmo quem parece mais simpático pode não ser tão confiável.

Outro caso igualmente problemático é que funcionários insatisfeitos falem mal do chefe. Além de ser um erro terrível, não melhora em nada a situação. Ser negativo sobre qualquer aspecto do trabalho é se vender como um pessimista. Os colegas passam a ver quem reclama como alguém com quem eles não desejam trabalhar.

DICAS: Como aliviar o cansaço do trabalho 

Ser percebido como uma pessoa dissimulada também é muito ruim no ambiente de trabalho. Nunca diga que está neste trabalho só por enquanto até encontrar outra opção ou para conseguir algo melhor no futuro. Falar que pretende ficar determinado período de tempo pode ser um erro letal. Quando a empresa for cortar um funcionário, a pessoa que pensa em sair será a primeira a ser demitida.

É difícil encontrar soluções quando se está infeliz no trabalho. Uma delas é desabafar com alguém verdadeiramente confiável, como um melhor amigo, parceiro ou qualquer um que esteja afastado do ambiente de trabalho.

LEIA MAIS: O que Taylor Swift pode ensinar sobre negócios 

A maneira mais fácil de melhorar a situação é falar diretamente com seu chefe, mas se a situação for insustentável, talvez seja melhor procurar um novo emprego. Ainda assim, evite falar para seus colegas que está infeliz e por isso quer mudar. Ninguém quer ouvir reclamações do local em que trabalha. Mostre-se positivo e atraído por uma nova vaga, e não que está desestimulado pela atual.

Comentários
Topo