Carreira

Como deixar seu legado no trabalho

iStock

iStock

Quase todo mundo quer deixar um legado, ser lembrado por ter feito algo significativo. As pessoas querem sentir que fizeram a diferença em suas carreiras – especialmente a geração X. A dificuldade deles é descobrir qual será sua marca e como farão isso.

É importante que a pessoa entenda qual é a área que ela mais gosta e decida que é nela que quer atuar. Fazer um curso de liderança é uma boa maneira de começar. Nele se pode aprender, por exemplo, a ser mais criativo, mudar o processo de trabalho e transmitir conhecimento aos funcionários mais jovens. Deixar uma marca é criar algo que continua vivo, independente de a pessoa estar lá ou não.

FOTOS: 6 maneiras de tornar sua empresa mais prática

O melhor momento para começar a pensar no assunto é quando se chega aos 50 anos, mas poucos o fazem. O normal é que as pessoas tenham vontade de construir um legado quando chegam nos 60 anos, quando já estão perto de se aposentar, e não têm ideia de por onde podem começar.

Nessa fase é comum que pessoas de negócio tenham dificuldade de deixar seus postos e assumir um papel menor na empresa. Para diminuir a insegurança, escreva algumas vontades que tem para a companhia para que a próxima pessoa que assumir o cargo saiba em que direção seguir.

Há algumas questões a serem consideradas quando se planeja deixar marcas em seu trabalho: se quer ser lembrado por seu colegas, parceiros e clientes, o que gostaria de transmitir às próximas gerações e o que quer alcançar com esse legado.

CARREIRA: Como a insegurança pode acabar com a carreira de um empresário

Pense no que sempre quis fazer e crie maneiras de tornar isso possível em um futuro próximo. Talvez esse objetivo nunca tenha sido cumprido porque havia outras prioridades, mas a cabe a cada um decidir o que está em primeiro lugar da lista de “o que preciso fazer”.

Se a idade de se aposentar se aproxima, para assegurar que seu legado será criado mude seu papel na empresa. Veja como um desafio, não como perda de status. Faça projetos de longo prazo e envolva colegas mais novos para ensina-los e transmitir conhecimentos.

Construir um legado no emprego pode ser uma das coisas mais gratificantes da vida pessoal. Além disso, independente de estar na empresa ou não, todo trabalho que foi feito continua lá.

Comentários
Topo