Carreira

Quer mudar de vida? Não se atrase

Istock

Istock

Existe uma coisa que vai lhe ajudar a ganhar mais dinheiro, ter relacionamentos melhores, ser mais feliz e até parecer mais magro. É algo revolucionário e simples e que, se utilizado todos os dias, vai mudar sua vida: não se atrase.

Chegar atrasado é inaceitável no mundo atual. Pode parecer duro, mas é a realidade. Não importa qual seja o evento, se é um jantar, uma conferência via Skype ou um café – sua pontualidade diz muito sobre você.

Enquanto algumas pessoas se incomodam muito com atrasos – tanto os dela quanto os alheios -, a maioria parece considerar horários e prazos um capricho.
É importante perceber que existe um motivo pelo qual marcamos hora para reuniões e estabelecemos prazos. Isso permitecoordenar esforços, minimizar a perda de tempo e de trabalho e também ajuda a criar expectativas. Se as pessoas não se organizassem, tudo seria ineficiente.

LEIA MAIS: Como a insegurança pode acabar com a carreira de um empresário

Além de atrapalhar a produtividade, uma pessoa atrasada também mostra falta de respeito e de consideração. Chegar a uma reunião na hora mostra que você aprecia e valoriza a pessoa com quem você está se encontrando. Se você se atrasa, perde credibilidade. Um funcionário de uma empresa, por exemplo, pode ser considerado não lucrativo. Reuniões custam dinheiro para a organização e quanto mais ela demora para começar, mais cara fica.

Atraso significa desorganização e, muitas vezes, as pessoas não querem se relacionar e fazer negócios com desorganizados. Também não é uma boa desculpa dizer que está muito ocupado. Apesar da impressão que a maioria das pessoas tem de que ter muito para fazer é sinônimo de importância,isso pode ser encarado como um sinal de queo atrasado é incapaz de priorizar seus compromissos e de dizer “não” para o que não interessa.

Algumas vezes, acontece uma emergência ou um evento aparece de surpresa. Quando isso ocorre, o melhor é se justificar bem e se desculpar, para que a pessoa com quem você iria se encontrar saiba que você considera o encontro importante e que o atraso não se repetirá.

Ser pontual não significa julgar os outros ou se estressar. Na verdade, é justamente o oposto: abre espaço para pessoas melhores em sua vida e também para organizar seu tempo, de forma a conseguir fazer as coisasde que gosta.

Comentários
Topo