Carreira

5 atitudes que definem um bom líder

Estudo, com grupo de 30 líderes que trabalham em empresas de alta tecnologia que tenha um total de mais de 60 mil funcionários, analisou atitudes que definem uma boa liderança. A idade média deste grupo era de 43 anos, com 22 homens e apenas oito mulheres.

VEJA TAMBÉM: 4 erros de liderança que devem ser evitados

Embora todos do seleto grupo tenham um alto potencial, nem todos são líderes extraordinários. A eficácia de liderança foi avaliada por 15 pessoas com base nas habilidades de liderar, conhecimento e experiência de cada um, além de 25 perguntas sobre atitudes.

De todas as respostas recebidas, cinco foram fortemente correlacionadas com a eficácia global de liderança. Líderes que citaram essas atitudes tiveram os melhores desempenhos.

SAIBA MAIS: 5 linhas que seu chefe nunca deve cruzar

Veja na galeria de fotos cinco atitudes que definem um bom líder:

  • Atitude 1 – Se eu discordo, eu costumo deixar que os outros saibam

    Há anos empresas buscavam funcionários que costumavam manter suas opiniões para si mesmos. Com o tempo, a maioria das organizações e líderes descobriram que as opiniões dos outros podem ser muito valiosas. É preciso ter coragem para discordar dos outros, é preciso ter ainda mais coragem para discordar de seu chefe.

  • Atitude 2 – Estar disposto a assumir mais riscos do que a maioria dos meus colegas

    Existem pessoas que evitam riscos a todo custo, mas se você está disposto a fazer alguma diferença é preciso assumi-los.

  • Atitude 3 – Facilidade para fazer amigos

    Líderes são pessoas que têm a capacidade de influenciar os outros. É muito difícil influenciar pessoas que não sabem quem você é. Ter a capacidade de fazer amigos e construir relacionamentos deve ser uma habilidade dos líderes.

  • Atitude 4 – Antes de tomar decisões, eu paro e analiso todos os fatos

    Olhar e examinar todos os fatos de uma situação pode evitar diversas tomadas de decisões erradas. É como em um jogo, é preciso estudar todas as possibilidades para decidir qual a melhor jogada.

  • Atitude 5 – Monto estratégias e foco no futuro

    Algumas vezes ficamos tão envolvidos na rotina que não temos tempo para se perguntar: “Por que eu estou fazendo isso?” ou “O que realmente importa?”. Muitas vezes estão todos tão concentrados no que estão fazendo que não olham para o que está acontecendo na concorrência para tentar descobrir, por exemplo, por que o outro produto é melhor ou porque o custo é mais baixo.

Atitude 1 – Se eu discordo, eu costumo deixar que os outros saibam

Há anos empresas buscavam funcionários que costumavam manter suas opiniões para si mesmos. Com o tempo, a maioria das organizações e líderes descobriram que as opiniões dos outros podem ser muito valiosas. É preciso ter coragem para discordar dos outros, é preciso ter ainda mais coragem para discordar de seu chefe.

Comentários
Topo