Carreira

5 passos que você deve tomar antes de aceitar um emprego

Todo mundo sabe o quão estressante uma busca de trabalho pode ser e quão desesperadamente você pode desejar que ela acabe. Mas muitas vezes o estresse e o medo podem nos levar a tomar decisões precipitadas.

VEJA TAMBÉM: Como saber se um colega quer sabotar você no trabalho

É importante que você tenha um emprego, mas não qualquer emprego. É altamente provável que você tenha que dizer “Não, obrigado!” para algumas ofertas ruins. Nem sempre é fácil deixar uma oportunidade passar, mas a oferta certa para você vai aparecer.

SAIBA MAIS: 8 características de excelentes funcionários

Veja na galeria de fotos cinco coisas essenciais para fazer antes de aceitar uma oferta de emprego:

  • Obter o manual do funcionário e lê-lo

    O manual do funcionário é uma janela para a alma corporativa. Peça uma cópia livro ao RH e surpreenda-se ao perceber o quanto ele pode te dizer em relação a personalidade da empresa.

  • Obter respostas para as perguntas “o que constitui um dia de trabalho aqui?” e “Como vocês se comunicam fora do horário de trabalho e nos fins de semana?”

    Pode ser mais comum do que você imagina aquelas situações em que o funcionário recém-chegado na empresa depois de uma semana de trabalho recebe ligações, e-mail e dados no final de semana e é pego de surpresa. Saiba se isso acontecerá antes de aceitar qualquer oferta. Além disso, tenha clareza em relação a rotina do local.

  • Conheça a equipe

    Você, muito provavelmente, não saberá como é sua equipe antes de aceitar a oferta, mas pergunte ao entrevistador “Como vou conhecer a equipe?”. Não faça parecer um pedido como “Por Favor, posso?”, mas sim um questionamento de que maneira isso acontecerá.

    É importante que você tenha uma oportunidade de conhecê-los e vice-versa. Uma boa maneira de fazer isso é através de uma rápida xícara de café na sala de conferência.

  • Estabelecer prioridades

    Após estabelecer suas prioridades, prepare um plano para apresentar a pessoa que está te contratando para o cargo. Você pode criar uma apresentação simples em Power Point com suas metas para os próximos dias.

  • Acerte os detalhes

    Antes de assinar o contrato saiba todas as condições de trabalho que você terá. Quanto tempo serão suas férias, se a empresa oferece algum plano de bônus e quais são as prioridades e metas do seu cargo.

Obter o manual do funcionário e lê-lo

O manual do funcionário é uma janela para a alma corporativa. Peça uma cópia livro ao RH e surpreenda-se ao perceber o quanto ele pode te dizer em relação a personalidade da empresa.

Comentários
Topo