Carreira

Como impressionar um entrevistador ao mudar de carreira

iStock

iStock

De acordo com uma nova pesquisa da organização sem fins lucrativos, AARP, quatro em cada 10 trabalhadores experientes vão procurar um emprego este ano, e desses, um quarto está considerando uma mudança de carreira completa.

Se você é um daqueles ansiosos para mudar de carreira em 2016, o que você pode fazer para melhorar suas chances de sucesso?

O truque é convencer o empregador que suas “antigas” habilidades e experiências podem ser tão – ou até mais – valiosas em uma nova indústria ou função. Segundo Kathryn Sollmann, fundadora da empresa de consultoria 9 Lives for Women, “você pode mudar de ramo quando começar a ligar os pontos”.

Ou seja, pesquisar completamente seu campo desejado, aprender a sua linguagem e identificar pontos em comum entre as suas experiências anteriores e as necessidades do seu empregador alvo. Depois disso, você saberá quais realizações e experiências deve destacar ao enviar seu currículo e durante a entrevista. Dessa maneira, você terá uma maior possibilidade de convencer os recrutadores que suas habilidades realmente se encaixam no perfil da vaga.

VEJA TAMBÉM: Como responder a 5 perguntas imbecis em entrevistas de emprego

Sollmann passou por diferentes indústrias com sucesso durante sua carreira e atribui isto ao fato de ter pesquisado exaustivamente as necessidades específicas do cargo que desejava, ter reformulado cuidadosamente sua experiência para provar aos empregadores que suas habilidades e experiências eram relevantes para a empresa e fez com que elas precisassem dela.

“Eu mostrei que a responsabilidade que eu tinha para fazer X,Y e Z poderia ser usada para fazer A,B e C”, escreveu Sollmann em seu blog.

Pesquisa e networking são fundamentais antes de entrar em uma entrevista de emprego para mudar de carreira; eles vão ajudar você a saber o que dizer para convencer o entrevistador que sua experiência aparentemente inadequada pode ser uma grande vantagem.

SAIBA MAIS: 5 maneiras de manter pessoas talentosas na equipe

Ainda segundo Sollmann é importante fazer algumas perguntas a pessoas que já trabalharam no setor que você pretende entrar, como: “Qual é o seu tipo de especialização e de que maneira ela te ajudou?” ou “Você conhece alguém que antes de entrar neste setor trabalhou em uma indústria diferente e pode me passar o contato para que eu descubra como ele se adaptou?”.

Comentários
Topo