Carreira

O que não fazer em uma entrevista de emprego

iStock_000072542261_Medium

Uma das boas coisas sobre entrevistas de emprego é que elas sempre lhe dão a certeza de que você já superou o obstáculo maior que dependia apenas de você: achar uma oportunidade de mostrar o quão capaz você pode ser. É preciso pensar que, na pré-seleção de currículos, por exemplo, a quantidade de concorrentes era muito maior do que na fase de entrevistas de processos seletivos.

VEJA MAIS: 5 passos para provar ao seu chefe do que você é capaz

Portanto, todo esforço para se sair bem durante as entrevistas é válido. Desde que encontrou a vaga, você pode ter pensado não ser tão capaz assim para ocupá-la, mas se você já está no final do processo seletivo, ou pelo menos chegando até ele, porque não se preparar e dar o seu melhor para isso?

Abaixo, selecionamos alguns erros que não podem ser cometidos em uma entrevista de emprego:

Mentir

Você pode não saber, mas alguns empresários podem estar a procura de um novo funcionário para a “salvação” de sua empresa. A oportunidade de emprego pode ser perfeita para sua carreira, exatamente do jeito que você imaginava, mas pode prejudicar exorbitantemente a companhia. Portanto, apenas dê o seu melhor e deixe que o que tiver que ser será. Não minta, não finja ser o que não é. Tenha certeza que o melhor está sempre por vir.

Não aparecer sem pergunta alguma

O gerente de contratação com certeza terminará a conversa de vocês com: “você tem alguma dúvida?”. E é importante que você faça alguma pergunta! Se realmente não há questionamentos, queira saber mais sobre o papel que cumprirá caso seja contratado, os desafios a serem enfrentados e também as oportunidades.

Passar desapercebido

Um dos maiores obstáculos dos candidatos a vagas de emprego é simplesmente enfrentar os gerentes de contratação cara a cara. É uma grande sobrecarga à mente, muitas questões e pressões existentes. Lembre-se que, para conseguir o que quer, você precisa se destacar e isso se torna muito mais fácil se quem estiver lhe entrevistando sentir que já lhe conhece, que já está a vontade.

Quando lhe perguntarem: “o que você espera deste emprego?”, não responda tudo o que qualquer outra pessoa pode dizer, seja mais específico, coloque sua personalidade na entrevista!

As pessoas costumam se lembrar das histórias e dos fatos que você conta nas entrevistas de emprego. Então faça por onde merecer: compartilhe suas experiências, seja simpático e, verdadeiramente, queira aquela vaga.

Comentários
Topo