Carreira

Como viver ocupado pode prejudicar sua produtividade

produtividade

Viver com os dias ocupados, querendo ou não, é uma questão de honra. Caso contrário, a imagem que pode ser passada talvez seja de desocupado ou de pouca importância no mercado de trabalho. Mas a verdade é que estar ocupado o tempo todo torna a pessoa menos produtiva.

Quando pensamos em uma pessoa muito ocupada, logo vem a imagem de uma caixa de e-mails lotada, um telefone que não para de tocar, uma agenda sem uma hora vaga. Esta talvez seja uma realidade inevitável para alguns. Mas é preciso saber o quanto isso pode ser um empecilho no dia a dia a curto ou longo prazo.

VEJA TAMBÉM: Como ter sucesso, por Steve Jobs, Bruce Springsteen e Snoopy

David Meyer, pesquisador da Universidade de Michigan, publicou recentemente um estudo que comprova que interromper algumas funções antes de terminá-las, para começar outras, aumenta em 25% a quantidade de tempo que se leva para terminar ambas.

“Ser uma pessoa multitarefa, além de levar mais tempo, aumenta também a chance de erros”, disse Meyer. “Interrupções são ruins aos processos de pensamento e aprendizagem”.

E TAMBÉM: 4 dicas para melhorar a relação com a sua equipe

A Microsoft, por exemplo, resolveu estudar este fenômeno com seus funcionários e descobriu que leva cerca de 15 minutos para que as atividades uma vez interrompidas sejam retomadas. As interrupções levaram-os a desviar a atenção para outras atividades, como navegar pela internet.

“É surpreendente ver o quão fácil as pessoas se distraem e o tanto de tempo que leva para que elas voltem aos seus trabalhos de forma efetiva”, disse Eric Horvitz, cientista por trás dos estudos da companhia de Bill Gates. “Se isso faz mal à Microsoft, faz mal a outras companhias também”.

E MAIS: Conheça o professor particular que ficou bilionário

Por de trás das interrupções, estar ocupado o tempo inteiro reduz o nível de produtividade pois não há cérebro que persista e funcione por muito tempo em duas funções simultâneas. Quando há a tentativa de fazer duas coisas ao mesmo tempo, a mente humana divide sua capacidade de atenção e simplesmente não consegue realizar as duas com sucesso.

A geração atual está apaixonada por funcionários multitarefas que produzem muito em um curto período de tempo. Mas tem se esquecido da qualidade de tal produção, assim como da capacidade mental de suportar isso por um período longo de tempo.

Comentários
Topo