Carreira

Como tirar férias livre do estresse do trabalho

O período de férias é para ser um tempo em que você deve descansar e recarregar as energias. Porém, para alguns, tirar um intervalo pode ser mais estressante e trabalhoso do que ir ao escritório.

VEJA MAIS: Estudo mostra que workaholics têm mais problemas psiquiátricos

Veja na galeria de fotos como melhorar a qualidade das suas férias:

  • Planejamento

    Quando você está pensando em suas férias, considere o período em que vai tirá-las. Pode ser ruim sair do escritório no meio de um projeto ou antes de algum lançamento. Procure por datas que sejam boas para você, para sua equipe e seu chefe. Assim, sua ausência não causará estresse.

  • Peça para alguém te ajudar

    Se você tem pessoas que respondem para você, é bom delegar essa função para alguém, dessa forma, a sua equipe não ficará perdida sem você. Outras funções importantes, é também pedir para essa pessoa cuidar de assuntos urgentes que podem vir a acontecer e também, se necessário, tomar decisões.

  • Avise sobre sua ausência

    Fale para todos que também próximos à você que você estará fora do escritório, e também avise aos clientes que eles responderão por você em sua ausência. Se você está em um projeto em grupo, fale que você estará fora e que pretende fazer sua parte antes de ir ou quando voltar.

  • Faça uma contagem regressiva

    De tempos em tempos, lembre seu chefe que você sairá de férias. Também estabeleça limites, de forma que ele não fique cobrando tarefas enquanto você estiver longe. Avise que pode até olhar os e-mails, mas não em todos os momentos da sua ausência.

  • Reveja o plano com seu chefe

    Encontre com seu chefe para rever quem estará cuidando das suas funções, enquanto você estiver longe. Dessa forma, ele saberá com quem falar caso ocorra algum problema.

  • Se organize

    Antes de você sair de férias, organize sua mesa, limpe sua caixa de e-mail e comunique as pessoas sobre trabalhos incompletos, mesmo que seja para pedir um prazo a mais.

  • Limite a comunicação

    As pessoas, muitas vezes, se sentem na obrigação de ficarem conectadas enquanto estão fora. Mas se você fizer isso, é difícil relaxar. Por isso, caso precise fazer algo a distância, limite o tempo que gastará fazendo isso.

  • Se permita relaxar

    Ao tirar um tempo fora, é importante se reconectar com pessoas e assuntos da vida pessoal que você acaba deixando de lado por conta do trabalho. Dessa forma, você voltará para o escritório com novas perspectivas.

  • Vá com calma na volta

    Você precisará de um dia ou mais para voltar ao ritmo e se atualizar em relação ao período em que esteve fora. Procure não marcar reuniões logo de cara. Use esse tempo para checar seus e-mails e se reacostumar com o ambiente de trabalho.

  • Tente não pensar sobre trabalho

    Use seu tempo fora para acertar seu sono, ler um livro e passar momentos com amigos e familiares. Deixe as férias serem um período de controle sobre a sua cama e relaxamento e tente aplicar isso no trabalho quando voltar.

  • Se atualize

    Tenha iniciativa e seja proativo em se informar a respeito do que você perdeu. Marque almoços com seus colegas de trabalho, assim eles podem contar mais sobre o período em que você esteve fora.

Planejamento

Quando você está pensando em suas férias, considere o período em que vai tirá-las. Pode ser ruim sair do escritório no meio de um projeto ou antes de algum lançamento. Procure por datas que sejam boas para você, para sua equipe e seu chefe. Assim, sua ausência não causará estresse.

Comentários
Topo