Carreira

Como gastar menos tempo em reuniões de trabalho

iStock_81889263_MEDIUM

A maioria das pessoas já ficou presa em uma reunião cansativa. Estima-se que funcionários passem, em média, 62 horas por mês em reuniões. Metade desse tempo é considerado perdido.

Uma pesquisa da Bain & Company mostrou que companhias e executivos gastam por volta de 15% do tempo coletivo de uma organização em reuniões e essa porcentagem vem aumentando desde 2008. Com empregados admitindo que, muitas vezes, usam esse tempo para sonhar acordados ou trabalhar em outras coisas, fica claro que nem todas as reuniões são boas e produtivas.

LEIA MAIS: Conheça Steve Anderson, segundo maior investidor de risco do mundo

A solução para esse problema de produtividade é simples: gaste menos tempo em reuniões. A chave para isso é administrar a comunicação e ter mais conversas pessoais com empregados e colegas de trabalho. Em vez de colocar todo seu departamento dentro de uma sala de conferência para ver um PowerPoint entediante, conversar diretamente com um membro do time pode ser muito mais produtivo.

Se uma reunião em grupo é absolutamente necessária, tente fazê-la rapidamente e em pé. Reuniões assim são famosas por manterem seus participantes alertas e engajados, e podem até reduzir o tempo de reunião em 34%. Um tempo menor de reuniões pode encorajar indivíduos a maximizar suas produções e sua efetividade. De acordo com a Harvard Business Review, reuniões mais curtas são benéficas, pois as pessoas ficam mais atentas quando as coisas acontecem rapidamente, dando a impressão de que se elas não prestarem atenção, perderão uma informação importante.

LEIA MAIS: Como um homem fez de uma empresa familiar um negócio de US$ 700 mi

Corey Wainwright, diretor de conteúdo da Hubspot, afirma que instituir reuniões curtas e em pé no lugar de encontros formais para discutir projetos “mantém todos no mesmo caminho e deixa todos mais produtivos. Sem contar que elas te permitem agir mais rápido ao ver que algo de errado está sendo feito em seu projeto.”

A solução para esse problema de produtividade é simples: gaste menos tempo em reuniões. Ao fazer isso, você pode aumentar sua produtividade e extrair o melhor do seu precioso tempo.

Comentários
Topo