Carreira

Como o seu jeito de lidar com o estresse pode definir o seu sucesso

Estresse

Reconhecer o problema é um dos meios para obter sucesso (iStock)

Muitas pessoas se queixam que, na maioria das vezes, quando as coisas estão indo bem, o rendimento, o humor e paciência no trabalho estão bem e, de um modo geral, tudo melhora. Mas, quando as coisas não estão bem, com trabalhos atrasados, orçamentos apertados, entre outras situações, a sua gestão e o seu comportamento mudam consideravelmente. Isso gera frustração e pouca paciência.

Essa é exatamente a situação que as pessoas que não conseguem trabalhar com pressão e em situações de estresse enfrentam. Algumas pessoas não possuem a habilidade para lidar com essas situações de forma eficaz e produtiva.

SAIBA MAIS: 10 coisas que pessoas mentalmente fortes não fazem

Não seria surpresa se a inconstância dessas pessoas – calmos em um dia e agitados em outros – traga aos funcionários incerteza e insegurança. Isso gera nos empregados uma retenção de problemas e menor engajamento e dedicação à empresa.

A realidade é que, ser gestor é inevitavelmente muito estressante. Eles possuem muitos projetos de que são responsáveis, possuem seus próprios trabalhos individuais, além da quantidade de relações que precisam manter para deixar o ambiente positivo, como relações com seus funcionários, seus chefes, com clientes, com os representantes de vendas, entre outros. E todas essas situações propiciam oportunidades para a frustração, conflitos e tensões.

LEIA MAIS: 8 dicas para ser mais confiante e simpático

Nesse ramo, é muito fácil se sentir altamente sob pressão. Os gestores são ou estão extremamente estressados em algum momento da vida. Mas o fator mais importante está em como você aguenta isso. Você deve manter esses problemas sob controle e não deixá-los mudar o seu jeito de agir e de atuar como gestor.

Há inúmeras táticas conhecidas para ajudar a conter e saber lidar com o estresse, mas a mais importe e a mais comum de todas é a autoconsciência. Saber que o estresse pode causar dificuldades é a chave principal para que esses problemas não sejam refletidos na sua gestão.

LEIA TAMBÉM: 10 atitudes de bons recrutadores

Bons gestores não querem ser duas pessoas completamente diferentes. Eles preferem ser consistentes e ter controle total sobre eles mesmos. Mas quando há uma situação como essa, um ótimo começo é a honestidade, o reconhecimento desse problema e a vontade de avançar positivamente para mudar isso.

Comentários
Topo