Carreira

Por que as relações no trabalho afetam sua saúde

Empresário

Relações sociais no trabalho estão relacionadas à qualidade da sua saúde física e mental (iStock)

Se você se sentir muito próximo e conectado com seus colegas de trabalho, você provavelmente é muito saudável. E isso se aplica tanto para sua saúde física quanto sua saúde mental. Uma análise do jornal “Personality and Social Psychology Review” relata que as pessoas que se sentem mais próximas aos colegas e mais conectados com a empresa, têm uma saúde melhor, são mais felizes e têm menos chances de se estressarem e se sentirem exaustos. Levando em consideração dados de trabalhos anteriores sobre a importância das relações sociais para a nossa saúde, os resultados da análise não são tão surpreendentes, mas é positivo esse tipo de confirmação vindo de um estudo como esse.

A nova análise observou 58 estudos anteriores que incluíam 19.000 pessoas em 15 países diferentes. Os participantes trabalharam em diferentes áreas, como a militar, da saúde, vendas, entre outras. Eles responderam questões sobre a vida no trabalho, seus sentimentos sobre seus colegas e a sua companhia e vários outros aspectos sobre sua saúde física e mental.

LEIA MAIS: Como o seu jeito de lidar com o estresse pode definir o seu sucesso

As pessoas que identificaram laços mais fortes com seus colegas e com suas empresas tinham maior bem-estar psicológico e físico. “Nós estamos menos estressados e sentimos um maior bem-estar quando nosso time e nossa empresa nos fornecem um senso de pertencimento e comunidade”, afirmou o autor do estudo NiKlas Steffens em comunicado.

O sentimento de pertencimento está ligado à saúde e ao bem-estar em muitos meios diferentes. O autor sugere que isso aumenta o senso de acolhimento e de propósito, o sentimento de controle, entre outras coisas.

VEJA MAIS: 5 maneiras de viver sua vida da melhor forma possível

Certamente, o impacto de interações negativas no trabalho, bullying na empresa e chefes ruins também são fatos que estão presentes nestes estudos. Por gastarmos um bom tempo da nossa vida no trabalho, ou pelo menos, pensando no trabalho, não é surpresa que nossos relacionamentos estariam fortemente ligados à nossa saúde.

“Freelancers e pessoas que não possuem conexões sociais no trabalho precisam se ligar de outras maneiras para alcançar o bem-estar social. Isso pode ocorrer através de grupos de encontros com pessoas que compartilham de interesses pessoais ou sobre o trabalho, em comunidades online onde possa haver um senso de contribuição e pertencimento. Isolamento social não é bom para nossa saúde!”, afirmou Suzanne Roff-Wexler, psicóloga e fundadora da CompassPoint Consulting.

VEJA TAMBÉM: 4 dicas para manter a sanidade quando você está prestes a perder o emprego

Estudos antigos descobriram que a conectividade social em geral, além do trabalho, está completamente relacionada à saúde. Por outro lado, a solidão pode levar ao falecimento precoce. Então, estreite seus laços e suas conexões no trabalho, e tente fazer as pazes com com aqueles que você não se dá muito bem. E se você não se conectar com seus colegas de trabalho ou com sua companhia, tente achar conectividade em outro local. Toda tentativa é válida e pode o ajudar.

Comentários
Topo