Carreira

“Procure por oportunidades”, aconselha especialista a mulheres

Ellen Taaffe

Especialista lembra que mulheres, muitas vezes, não procuram por oportunidades porque têm grandes responsabilidades (iStock)

Ellen Taaffe é professora de administração na Kellogg School of Management, na Northwestern University, nos Estados Unidos. Há 30 anos no ramo de marketing e gerenciamento de experiências, ela tem uma resposta certeira sobre o caminho que as mulheres devem seguir para chegar a cargos de liderança: “procurem por boas oportunidades”.

LEIA MAIS: 4 maneiras para ser mais confiante no trabalho

O problema, lembra a especialista, é que mulheres muitas vezes não procuram por oportunidades porque têm grandes responsabilidades. Por isso, é preciso se preparar para não perder as chances que aparecem e tirar todas as vantagens possíveis.

Para Ellen, é importante saber quais são as suas habilidades e suas perspectivas e como podem ajudá-la nos seus planos. Com sua experiência como mentor e líder, ela aconselha as pessoas a não tentarem “ser como ela”. Ela reafirma que compartilha suas próprias experiências para fazer com que as pessoas vejam que todos são humanos, não importa seu cargo – e isso torna a experiência de liderança algo realmente efetivo.

VEJA TAMBÉM: Não fugir do problema, mas enfrentá-lo, é a chave para a inovação

“Eu tento ajudá-las a entender o que é realmente importante. Fazer pergunta poderosas como ‘qual é a pior coisa que pode acontecer (se você pedir por um aumento e ele foi negado, por exemplo)?’”, afirma Ellen. “Isso às ajuda a ganhar conhecimento e faz com que elas se abram para oportunidades de crescimento. Meu conselho para quem quer ser uma líder é: faça isso. Encontre pessoas ou grupos que podem beneficiar e oferecer ajuda.”

Comentários
Topo