Carreira

Como ser o seu próprio coach motivacional de carreira

Carreira

“Voz interna” positiva aumenta chances de melhorar sua carreira profissional (iStock)

Sabe quando você olha para o relógio e o deadline de entrega do seu trabalho está se aproximando mais rápido do que o normal? Você então respira fundo, solta o ar devagar e relaxa os ombros. “Eu consigo fazer isso”, diz a si mesmo várias vezes, mentalmente, enquanto tenta finalizar o serviço.

Interpretamos essa pequena voz na nossa cabeça, que surge antes, durante ou depois de situações do dia a dia, como “falar sozinho” ou “voz interna”. E, positiva ou negativa, ela pode acabar se tornando uma profecia auto-realizável.

LEIA MAIS: 5 fatores que provam que você é inteligente, de acordo com a ciência

Muitas pessoas pedem conselhos, por exemplo, sobre como obter um aumento ou promoção no trabalho. Aqueles que têm atitudes mais afirmativas – normalmente os principais merecedores de um bônus ou promoção – tendem a ter mais chances de alcançar esse objetivo por causa dessa “voz interna” positiva. Suas discussões internas reforçam sua crença de que são capazes de descobrir uma maneira de fazer a promoção ou o aumento acontecer (e, por tanto, isso se torna uma profecia auto-realizável). E, com isso, seu olhar em relação à vida tende ao otimismo.

Por outro lado, as pessoas em busca de um aumento ou promoção que têm atitudes negativas – como, por exemplo, duvidar da sua capacidade de atingir esse objetivo – geram uma “voz interna” negativa.

Esse tipo de negatividade interna pode, muitas vezes, cercar a pessoa de tal maneira que a deixa desmotivada e sem vontade de avançar para conseguir atingir seus objetivos. Geralmente, estas são as pessoas que vão terminar por não conseguir o aumento e/ou a promoção e que viverão toda a sua vida de modo pessimista.

LEIA TAMBÉM: Por que a meditação é a sua melhor arma para aumentar a produtividade no trabalho

Isto ocorre principalmente porque a “voz interna” negativa dá à pessoa uma razão para desanimar, para não dar importância ao seu comportamento e, portanto, aos resultados. Muitas vezes nós ouvimos coisas como “eu nem vou me candidatar para o trabalho porque eles vão me falar que não sou qualificado”.

Portanto, uma excelente dica é oferecer a si mesmo algumas palavras de encorajamento. Fale consigo mentalmente e repetidamente: “Eu acho que consigo, eu acho que consigo”. Isso pode te dar a motivação que você precisa para criar um plano de ação e, assim, alcançar a sua carreira dos sonhos.

Comentários
Topo