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11 dicas da neurociência para programar o seu cérebro para o sucesso

Há realmente alguma receita para o sucesso? De acordo com a ciência, alguns truques podem ter um impacto extremamente positivo na sua vida. Na verdade, segundo o neurocientista Michael Merzenich, 30 horas de dedicação baseadas em técnicas específicas da neurociência podem melhorar a memória, a cognição, a fala e a compreensão durante a leitura.

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E essas técnicas não funcionam apenas para as pessoas mais jovens. Adultos de 80 a 90 anos observaram melhorias significativas em quase todas as áreas de funcionamento do cérebro quando participaram desse treinamento. Em uma visão geral, 30 horas não é um período muito longo. Um hora por dia dedicada à saúde do seu cérebro vai fazer com que sua produtividade esteja muito maior no final do mês. E, para algo tão valioso quanto o nosso cérebro, este é um pequeno investimento para um lucro tão grande.

Veja na galeria de fotos 11 dicas para melhorar o desempenho do seu cérebro:

  • 1. Ômega-3 e gorduras saudáveis

    Nem todo mundo conhece a importância de dietas ricas em ômega-3 e gorduras saudáveis. Na realidade, essa é a razão pela qual muitas startups oferecem o famoso café bulletproof (uma mistura de café, manteiga e óleo): as gorduras saudáveis combinadas com o café resultam em manhãs e tardes muito mais produtivas. Os ômega-3s são ácidos graxos que ajudam a manter os níveis de dopamina ativos no cérebro e aumentam a circulação cerebral.

  • 2. Pratique o hábito de pensar positivo

    Os pensamentos positivos podem influenciar nossas vidas. Houve várias discussões nas últimas duas décadas sobre o impacto que desse hábito, não apenas para o futuro e as coisas que são atraídas para nossas vidas, mas também para o bem-estar pessoal.

    Apesar disso, algo que as pessoas tendem a esquecer é que os pensamentos positivos não são algo que “apenas acontecem”. Você precisa praticar ativamente esse hábito durante suas atividades cotidianas e descobrir meios de ter uma vida mais otimista.

  • 3. Faça dos exercícios físicos algo regular

    A endorfina pode fazer maravilhas com o cérebro, especialmente quando se trata de resolver problemas ou ter novas ideias. Até os maiores atletas mentais do mundo – como a lenda do xadrez Bobby Fischer – precisam de exercícios físicos.

    Fischer costumava jogar partidas de tênis entre partidas de xadrez – e ainda fazia longas caminhadas para refletir sobre o jogo. Ele insistia que os exercícios faziam com que ele conseguisse se distanciar um pouco da partida e o ajudavam a manter seus pensamentos em uma direção positiva.

  • 4. Durma muito

    Arianna Huffington foi um dos grandes nomes na discussão global sobre o sono e seu impacto nos negócios. Enquanto muitos empreendedores e donos de empresas tem péssimos cronogramas de descanso e sono (e geralmente se orgulham disso), Arianna insiste que o sono é essencial para o funcionamento do cérebro.

    A quantidade ideal de sono está entre 6,5 horas e 8 horas por noite, com base no que funciona melhor para cada pessoa. Dormir menos do que isso é simplesmente privar o seu corpo da sua fonte de energia mais crucial.

  • 5. Evite o açúcar processado e adoçantes artificiais

    O açúcar é o culpado por trás de manhãs que começam produtivas e, de repente, terminam com muita sonolência e cansaço. Esse ingrediente dá um surto de energia que desaparece rapidamente e deixa um sentimento de exaustão. Como a maioria das pessoas tem dietas com muito açúcar, isso explica a constante necessidade de mais café.

    Já é de conhecimento também que os adoçantes artificiais, como o aspartame, podem inibir a habilidade do cérebro de funcionar normalmente, e, eventualmente, isso pode gerar uma neurodegeneração.

  • 6. Meditação e outras práticas para acalmar o cérebro

    A meditação se popularizou rapidamente no mundo dos negócios e estabeleceu mais paz nas comunidades empresariais desesperadas por claridade mental. Sua prática pode trazer inúmeros benefícios, desde diminuir a ansiedade até aumentar a produtividade. Ela também é capaz de aumentar a auto-estima e a função cognitiva, e pode melhorar as habilidades de foco do cérebro.

  • 7. 15 minutos por dia

    Adquirir uma nova habilidade ou melhorar alguma característica que você já tenha é uma tarefa que geralmente demanda várias horas. Mas muitas pessoas subestimam o impacto extremamente positivo que apenas 15 minutos podem proporcionar.

    Na verdade, é muito melhor reservar apenas alguns minutos do seu dia, todos os dias, para praticar algo, em vez de gastar muitas horas em uma única tarefa apenas uma vez por semana. Esse hábito diário repetitivo gera um impacto mais profundo e mais positivo no cérebro do que um período longo, porém pouco frequente.

  • 8. Comece e termine cada dia lendo seu “objetivo principal” em voz alta

    Em seu livro mais vendido, o “Pense e Enriqueça”, o autor Napoleon Hill afirma que, para atrair o que você quer na vida, você precisa estabelecer isso profundamente no seu subconsciente. Ele instrui seus leitores a terem um “objetivo principal” claro, que pode ser um lugar que queiram ir ou algo que queiram alcançar, e os encoraja a escrever essa meta em algum lugar.

    A cada manhã e a cada noite, eles devem ler esse objetivo em voz alta, incorporando firmemente isso em sua visão. De acordo com Hills, com o decorrer do tempo, seu subconsciente vai acabar atraindo oportunidades que farão com que você atraia esse objetivo para a sua vida.

  • 9. Não fique em ambientes negativos

    De acordo com Robert Sapolsky, professor de neuroendocrinologia da Universidade de Stanford, “o estresse não pode apenas ser interrompido, mas também revertido, uma vez que a fonte, física ou psicológica, seja removida ou suficientemente reduzida”. O nosso ambiente físico tem um papel vital na saúde do nosso cérebro. Um local que não é saudável, com negatividade, pode gerar um impacto maior do que gostaríamos de admitir. A boa notícia é que essa é uma situação que pode ser modificada. Se você está com dificuldades e acha que o seu ambiente tem algo a ver com isso, levante-se, saia e vá para algum lugar mais positivo.

  • 10. Visualização é a chave

    Um estudo de 2007 da Harvard Medical School descobriu que o simples ato de visualizar exercícios básicos de piano interferem na mesma região do cérebro de quando os alunos praticavam fisicamente os mesmos exercícios com os dedos.

    A conclusão é que o treino mental tem uma grande participação no modo como praticamos as coisas, e tanto os exercícios reais quanto os imaginários podem ter um impacto positivo no desenvolvimento do nosso cérebro. Então quando alguém fala que a visualização é uma parte essencial para atingir o sucesso, leve esse conselho a sério.

  • 11. Tome sol

    Deitar à beira da piscina e tomar um pouco de sol pode realmente ajudá-lo a ser mais produtivo no longo prazo. Os cientistas descobriram que a vitamina D tem um papel essencial na saúde do nosso cérebro, e há receptores dessa vitamina na medula espinhal e no sistema nervoso central. Portanto, além do fato de o relaxamento ser a chave para manter uma mente positiva, o seu cérebro pode se beneficiar se você gastar algumas horas da sua semana aproveitando o sol.

1. Ômega-3 e gorduras saudáveis

Nem todo mundo conhece a importância de dietas ricas em ômega-3 e gorduras saudáveis. Na realidade, essa é a razão pela qual muitas startups oferecem o famoso café bulletproof (uma mistura de café, manteiga e óleo): as gorduras saudáveis combinadas com o café resultam em manhãs e tardes muito mais produtivas. Os ômega-3s são ácidos graxos que ajudam a manter os níveis de dopamina ativos no cérebro e aumentam a circulação cerebral.

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