Carreira

25 maneiras simples para diminuir o estresse

Um dos maiores problemas dos atuais ambientes de trabalho é que grande parte de seus profissionais estão sob constante estado de estresse. E isso não é bom para ninguém – seja um funcionário, um chefe, um cliente ou um acionista.

São raras as empresas onde os funcionários não estão correndo entre uma tarefa e outra, olhando desesperados para o relógio. É até divertido e dá uma certa emoção fazer tudo às pressas, mas pessoas que não desaceleram nunca têm mais chances de ficar doentes.

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Parte da razão pela qual estamos tão estressados é que a nossa mentalidade sobre o trabalho está desatualizada. Estamos na era da economia do conhecimento, onde as ideias são mais importantes do que as tarefas, mas muitas vezes nós não aceitamos ou não compreendemos isso.

Nós ainda operamos sob a era da máquina, onde realizar tarefas é a coisa mais importante que podemos fazer. Mas não é! Você se tornará mais efetivo, saudável e feliz quando parar de tentar apenas esvaziar a sua lista de deveres – e der alguns passos para diminuir seu nível de estresse.

Veja na galeria de fotos 25 maneiras extremamente simples para diminuir o seu nível de estresse:

  • 1. Beba água devagar

    Mantenha uma garrafa de água com você e beba com uma frequência maior do que você acha necessário. Crie o hábito de se manter hidratado!

  • 2. Respire

    Pare e respire fundo a cada meia hora. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Com a mente, siga o ar em seus pulmões e através do seu corpo. Acompanhe-o para fora também.

  • 3. Fique em pé

    Levante-se e balance os braços e as pernas todas as vezes que você estiver preso atrás da sua mesa por muito tempo.

  • 4. Alongue-se

    Alongue seus músculos e deixe o sangue percorrer seu corpo sempre que puder!

  • 5. Mude o foco

    Desligue-se do seu trabalho e da sua lista de atividades em intervalos que fazem sentido para você. Foque em algo completamente diferente para acordar a sua mente.

  • 6. Mude

    É fácil estabelecer prioridades para o dia e ficar vidrado nas suas tarefas, sem realmente analisar o trabalho. Mas isso pode fazer com que você desperdice tempo e energia em atividades que não são realmente tão importantes quanto você pensou e organizou na sua lista. Portanto, reordene e priorize novamente o seu trabalho várias vezes ao dia – isso irá mantê-lo alerta, conectado e ainda atualizado sobre diferentes processos e pessoas.

  • 7. Sonhe

    Vire de costas para a tela do seu computador ou para sua planilha e pense em algo mais efêmero – qualquer coisa que gere satisfação para você. Sonhe sobre a sua vida futura ou sobre as férias que você pretende tirar. Você pode fazer isso em alguns momentos. Sonhar acordado é algo que inspira a nossa vida e o nosso futuro mais do que gostaríamos de admitir!

  • 8. Ande

    Levante-se e ande por todos os lugares que você conseguir. Uma dica é ver um colega de trabalho em outro andar do prédio em vez de mandar uma mensagem.

  • 9. Converse

    Pare na mesa de seus colegas e converse com eles sobre qualquer coisa agradável. Ser mais humano no trabalho é um modo de reduzir o estresse de todos!

  • 10. Aproveite

    Dê uma volta lá fora ou em qualquer outro lugar que você possa sentir o vento e ver o céu. Só porque você tem um emprego dentro de um escritório não significa que você deve bloquear toda a sua consciência sobre o mundo natural!

  • 11. Reconheça

    Agradeça alguém que trabalha com você – um cliente, um vendedor ou um colega de trabalho – todos os dias. Seu agradecimento pode mudar o humor das pessoas em poucos instantes.

  • 12. Seja grato

    Independentemente da sua religião ou crença – seja uma divindade, a Mãe Natureza ou as leis da física -, seja grato por todas as suas possibilidades. Pense um simples “obrigado” na sua mente até quando as coisas não estão indo bem. Afinal, qualquer situação pode sempre piorar!

  • 13. Suspenda pensamentos negativos

    A maioria das pessoas pensa em assuntos desagradáveis em vários momentos do dia – uma preocupação, um problema ou alguém cuja presença o deixa desconfortável. Suspenda esses pensamentos negativos e tire um minuto para aproveitar o fato de que nós estamos pelo menos vivos – e isso é o que realmente importa.

  • 14. Mentalize intenções

    Quando você mudar de uma atividade para outra no trabalho – participar de uma reunião, falar ao telefone com um cliente ou se dedicar a um projeto – mentalize uma intenção para ela. Pense: “Esta reunião será fácil, leve e agradável”. Isso pode melhorar a situação.

  • 15. Faça um diário

    Muitas pessoas fazem um diário de suas vidas pessoais, mas há boas razões para manter um no trabalho também. Você pode usar o seu próprio código secreto para escrever caso não consiga manter o registro trancado. Anotar as coisas do cotidiano profissional pode ajudá-lo a capturar ideias, preocupações, impressões e insights brilhantes – presentes preciosos que você não deve desperdiçar.

  • 16. Faça rabiscos

    Rabiscar e desenhar é um bom modo de aliviar o estresse. Leve o seu caderno de desenho e as suas canetas preferidas para todas as suas reuniões se você é o tipo de pessoa que sente a necessidade de rabiscar alguma coisa. Não permita que as pessoas digam que esse hábito não é profissional – essa pode ser uma conexão vital para a sua fonte de criatividade e genialidade.

  • 17. Reflita

    Você acumula ótimas e poderosas histórias quase todos os dias no trabalho, mas a maioria das pessoas raramente pensa sobre suas carreiras nesses termos. Agora é uma boa hora para começar! Pense no seu dia ou na sua semana até agora. Do que você mais se orgulha? Há muitos aspectos para você se sentir feliz e orgulhoso, portanto, celebre estes momentos de triunfo e inspiração!

  • 18. Construa uma comunidade

    Construir uma comunidade é uma maneira incrível de investir o seu tempo e energia no trabalho. Conheça alguém novo do seu ambiente profissional sempre que você tiver oportunidade, e não se esqueça de apresentar as pessoas que você já conhece para outros colegas!

  • 19. Tenha um ritmo

    Você nunca vai acabar com a sua lista de deveres, porque assim que você terminar de fazer o último item, você vai se lembrar de outras 15 coisas que precisam ser feitas. Portanto, estabeleça um ritmo. Faça uma pausa e reflita sobre suas atitudes sempre que você encontrar um item muito complexo nessa lista. Você está progredindo mesmo quando não consegue enxergar isso.

  • 20. Estabeleça limites

    Não permita que outras pessoas aumentem o seu nível de estresse ao forçá-lo a fazer coisas desnecessárias. Aprenda a falar “não” de um modo gentil e educado, como “eu adoraria ajudá-lo com isso, mas nesta semana é impossível” ou “vamos reservar um tempo para que eu possa ensiná-lo este procedimento – será melhor para você se você conseguir fazer isso por conta própria e não precisar esperar por mim”.

  • 21. Organize seu espaço

    O ambiente de trabalho ao nosso redor influencia o humor e o nível de estresse. Tire um momento para organizar sua mesa sempre que isso incomodá-lo – o tempo investido vale a pena se isso ajuda a te trazer paz.

  • 22. Snacks

    Não negligencie o seu horário de comer no trabalho para mostrar para você mesmo e para o mundo como você é forte. Cuide-se e tenha um lanche saudável para quando o seu corpo sentir necessidade.

  • 23. Divirta-se

    Ouça a sua música preferida ou leia um artigo que não seja sobre negócios para limpar a sua mente – de preferência várias vezes ao dia. Isso não é uma distração do seu “trabalho real”, é uma pausa para renovar as energias que permite que você continue fazendo seu “trabalho real” de modo efetivo.

  • 24. Faça mimos para você mesmo

    Você pode manter por perto um pequeno kit de cuidados, com o seu creme para mãos favoritos ou suas balas preferidas. Fazer o seu trabalho demanda muita energia. Então, cuide-se enquanto você estiver lá!

  • 25. Fale a verdade

    O melhor meio de diminuir o seu estresse é falar a verdade sempre que você tiver a chance. Esse hábito vai se tornar cada vez mais fácil com o tempo. Você vai empoderar outras pessoas todas as vezes que você achar a sua voz. Suas cordas vocais só ficam mais fortes quando você as usa!

1. Beba água devagar

Mantenha uma garrafa de água com você e beba com uma frequência maior do que você acha necessário. Crie o hábito de se manter hidratado!

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