Carreira

7 sinais de que você é um maníaco por controle – e o que fazer sobre isso

Grande parte das pessoas que buscam terapia por apresentarem quadros de depressão, ansiedade ou estresse relacionados à problemas pessoais tem uma coisa em comum: elas gastam muito tempo em coisas que não podem controlar.

LEIA MAIS: 11 dicas da neurociência para programar o seu cérebro para o sucesso

Essas pessoas maníacas por controle se preocupam com o que os outros pensam ou perdem tempo imaginando resultados catastróficos. Elas são muito ocupadas, mas não se sentem realmente eficientes. E, por isso, estão sempre concentrando energia nas coisas erradas. Em vez de controlar suas emoções, elas estão tentando controlar o ambiente no qual estão inseridas.

Se você é uma pessoa assim, pense na quantidade de tempo e energia gastos com coisas que estão completamente além do seu alcance para tentar amenizar um pouco essa mania de controle. Depois, imagine o quanto você poderia evoluir caso direcionasse seus esforços para aquilo que você realmente pode dominar. Pratique o controle das suas emoções, em vez de controlar tudo ao seu redor. Construa confiança na sua habilidade de lidar com o desconforto – e pratique aceitar que nem tudo acontece do jeito que você quer.

LEIA TAMBÉM: 5 hábitos no trabalho que prejudicam a sua postura e como corrigi-los

Para identificar essa característica na sua personalidade, veja na galeria de fotos 7 sinais que indicam que você investe muito tempo, energia mental e esforço físico em coisas que não pode controlar:

  • 1. Você não é bom em projetos em grupo

    Fazer parte de uma equipe significa que você precisa abrir mão do controle. Afinal, você não pode coordenar tudo o que acontece quando você é responsável apenas por 10% do resultado final. Por isso, muitas pessoas vidradas em domínio preferem ficar sozinhas, em vez de fazer parte de um time. E quando são obrigadas a fazer algo em grupo, elas rapidamente tentam ditar o comportamento de todos que fazem parte dele.

  • 2. Você acredita que é 100% responsável pelo seu sucesso

    Pessoas obcecadas por controle acreditam que, com muito esforço e habilidade, podem alcançar qualquer coisa. Elas não acreditam em “timing” ou sorte e geralmente adoram frases expressões como “o fracasso não é uma opção”. São extremamente críticas com elas próprias quando as coisas não ocorrem como planejado.

  • 3. Você investe muito tempo tentando convencer as outras pessoas a mudarem

    Muitos maníacos por controle acreditam que sabem o que é melhor para todos – e tentam convencê-los a agir de maneira diferente. Seja conversando, manipulando ou até de modo agressivo, eles querem fazer com que os outros ajam de uma forma específica, determinada por eles.

  • 4. Você tem dificuldade em manter relacionamentos significativos

    Ninguém diz: “Você sabe o que eu gosto nessa pessoa? É que ela é obsessiva por controle”. Esse tipo de indivíduo repele as pessoas com suas demandas e conselhos que não foram pedidos. Consequentemente, lutam para manter relacionamentos pessoais e profissionais saudáveis.

  • 5. Você gasta muito tempo tentando prevenir que coisas ruins aconteçam

    Em vez de se preparar para a tempestade, pessoas maníacas por controle tentam prevenir que a tempestade chegue – mesmo que isso seja impossível. Muitas vezes, elas gastam tempo e energia esperando que coisas negativas não aconteçam porque duvidam da sua habilidade de lidar com dificuldades.

  • 6. Você não delega tarefas

    Uma pessoa obsessiva por controle acredita fielmente na máxima: “Se você quer uma tarefa bem feita, faça-a você mesmo”. Essas pessoas se negam a delegar tarefas ou pedir favores, já que estão convencidas de que isso é um desperdício de tempo uma vez que terão que consertar os erros dos outros. E, quando elas transferem alguma tarefa para outra pessoa, insistem em microgerenciar cada passo do processo.

  • 7. Você não tem compaixão por pessoas que cometem erros

    Como pessoas maníacas por controle acreditam que o sucesso só vem com o talento e com o esforço, elas não têm compaixão por aqueles que lutam por seus objetivos. Elas enxergam os erros como um sinal de preguiça ou burrice e pensam que todos deveriam ser bem-sucedidos, independentemente das circunstâncias.

1. Você não é bom em projetos em grupo

Fazer parte de uma equipe significa que você precisa abrir mão do controle. Afinal, você não pode coordenar tudo o que acontece quando você é responsável apenas por 10% do resultado final. Por isso, muitas pessoas vidradas em domínio preferem ficar sozinhas, em vez de fazer parte de um time. E quando são obrigadas a fazer algo em grupo, elas rapidamente tentam ditar o comportamento de todos que fazem parte dele.

Comentários
Topo