Carreira

Aplicativos gratuitos ajudam a combater a distração e aumentar a produtividade

(iStock)

Muitos dos trabalhos atuais usam ferramentas que distraem com notificações e links, o que prejudica o foco. (iStock)

Um dos grandes desafios da administração de tempo e da produtividade é alcançar um equilíbrio entre manter-se focado no trabalho e, ao mesmo tempo, conseguir atualizar-se. A quantidade de informação a que temos acesso nos dias de hoje tem um lado negativo: interromper, frequentemente, o ritmo de trabalho e, como resultado, prejudicar a produtividade.

LEIA MAIS: 4 atitudes simples que permitem que você produza mais em menos tempo

Muitas das funções atuais exigem ferramentas que nos distraem e diminuem a produtividade com notificações e links, como o email e as redes sociais. É comum que algo que começa como uma simples checagem de mensagens de dois minutos se transforme em uma sessão de navegação muito mais longa. Sites de conteúdo têm a característica de tentar manter a sua atenção ao apresentar links para artigos relacionados que podem ser muito interessantes.

É comum que algo que começa como uma simples checagem de mensagens de dois minutos se transforme em uma sessão de navegação muito mais longa

Além de conteúdos realmente relacionados, somos convidados, ainda, a checar informações externas complementares, que normalmente apresentam gráficos atraentes e manchetes otimizadas para conseguir cliques. Por isso, adotar algumas técnicas para diminuir as probabilidades de distração é algo que pode se tornar muito útil.

Veja, a seguir, duas ferramentas que ajudam a manter o foco e combater a perda de produtividade:

1) Pocket

O Pocket é um aplicativo gratuito que permite salvar artigos para ler mais tarde com um único clique. Ele é sincronizado em todos os dispositivos, então permite guardar alguma coisa no notebook para ler mais tarde no tablet ou no celular.

Ao encontrar um link interessante ou útil, não é necessário interromper o trabalho para ler – basta salvá-lo no Pocket. Um plugin no navegador permite fazer isso rapidamente, sem nem precisar visitar a página, e um botão no topo possibilita salvar qualquer página que esteja aberta.

O primeiro benefício, obviamente, é o fato de não precisar interromper a tarefa na qual se está trabalhando para checar o conteúdo. É possível conferi-lo mais tarde, no tempo livre. Há até a possibilidade de transformar o texto em áudio, para ouvir na academia ou no trânsito, por exemplo.

O segundo maior benefício é que o conteúdo salvo no Pocket é limpo de publicidade e de outras informações irrelevantes. O formato é limpo, organizado e livre de links externos. Essa organização pode fazer uma grande diferença. Cada um dos links para conteúdo promocional vem acompanhado de uma imagem e um título em negrito, todos otimizados para atrair a atenção e induzir ao clique. Porém, se o usuário não enxergar o link para “ as piores fotos de formatura de todos os tempos”, ele não vai clicar.

VEJA TAMBÉM: 6 dicas para trabalhar de maneira mais inteligente

2) Evernote

Este outro aplicativo gratuito permite que os artigos sejam salvos permanentemente. Basta favoritar o item no Pocket e ele é, automaticamente, enviado ao Evernote. Em alguns dispositivos é possível até salvar conteúdo diretamente no Evernote com um botão “compartilhar”. Ou seja, o aplicativo armazena qualquer coisa que você deseje relembrar ou acessar no futuro.

Assim, não é necessário favoritar os links no navegador para consultá-los no futuro. Os favoritos não apenas saem do controle, mas o conteúdo de internet é frequentemente movido ou deletado. O Evernote mantém o conteúdo seguro e disponível para sempre.

Como o Pocket, ele funciona em todos os dispositivos e sincroniza os dados. É uma ferramenta muito versátil – pode ser usada para armazenamento de receitas, organização de conteúdo, gestão de gastos, listas de afazeres e muito mais. Um diferencial do Evernote é que ele permite o uso da câmera do celular para tirar fotos, escanear documentos e mais.

E MAIS: Como diminuir o ritmo no trabalho pode levar ao sucesso

Também como o Pocket, o Evernote preserva o texto e as imagens, mas remove publicidade e outros conteúdos que distraem o usuário. Além disso, permite colocar as notas em pastas e adicionar palavras-chave. Uma das ferramentas mais interessantes é que o app processa imagens com texto usando OCR, uma tecnologia de reconhecimento de caracteres. Assim, é possível encontrar conteúdo por meio da busca mesmo que se tenha apenas tirado uma foto dele.

No Chrome, o Evernote integra-se com o Google. Com essa função, se algo que foi salvo no Evernote corresponde a sua pesquisa no buscador, aparece em uma caixa ao lado dos resultados. É como ter a sua biblioteca pessoal pesquisada sempre que você faz uma busca na internet.

Certamente, mesmo com o uso dessas ferramentas ainda haverá distração. Mas essa combinação de aplicativos permite consumir (e ocasionalmente preservar) mais conteúdo em muito menos tempo.

Comentários
Topo