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Uma pequena mudança pode aumentar sua chance de sucesso em 34 vezes

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Pedidos feitos cara a cara são 34 vezes mais bem-sucedidos do que aqueles feitos por email. (iStock)

Apesar de, nos dias de hoje, a tecnologia estar cada vez mais presente em nossas vidas, todos conhecemos a sensação estranha que sentimos ao enviar um email a alguém que senta a cinco mesas de distância de nós.

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A novidade é que, além de ser esquisito, esta atitude também faz com que o seu pedido tenha mais chances de ser rejeitado. É muito mais provável que alguém diga não a um email do que a uma solicitação feita pessoalmente. Pelo menos é o que revela um estudo divulgado na publicação científica “Journal of Experimental Social Psychology”. Para ser mais preciso: pedidos feitos cara a cara são 34 vezes mais bem-sucedidos do que aqueles feitos por email.

As pessoas subestimam quão efetivas as conversas pessoas podem ser, ao mesmo tempo em que superestimam o poder das mensagens eletrônicas. Elas partem do princípio de que qualquer método trará os mesmos resultados, o que não é verdade.

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Sinais não verbais – coisas que você nem percebe que está fazendo enquanto conversa com alguém – fazem toda a diferença. Além disso, quem nunca deletou direto um email que oferecia cookies das meninas escoteiras mas comprou seis caixas quando encontrou com elas do lado de fora do supermercado?

Por isso, da próxima vez em que você quiser mandar uma mensagem para aquele amigo cuja mesa fica a cinco metros de distância, prefira ir pessoalmente até lá.

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