Carreira

10 dicas para deixar seu emprego

Há alguns anos, uma pessoa jovem começaria seu emprego e permaneceria na mesma empresa por 20 ou 30 anos. Entretanto, esta não é mais uma situação comum nos dias de hoje. Muitas pessoas mudam de trabalho cerca de 10 ou 20 vezes ao longo de suas carreiras. Logo, é preciso saber deixar um emprego.

LEIA TAMBÉM: Entenda por que permanecer na sua zona de conforto é sabotar sua carreira

Pode parecer assustador largar um cargo, mas é o tipo de coisa que vai se tornando mais fácil cada vez que se faz novamente. Quanto mais calmo e profissional você for quando contar para seu chefe que você está saindo, provavelmente mais tranquilo será todo o processo.

Veja 10 dicas para deixar seu emprego da melhor forma possível:

  • 1. Planeje-se de acordo com sua equipe

    Se você suspeita que as pessoas para as quais trabalha não te deixarão exercer sua função no período entre o seu aviso de demissão e o dia que você efetivamente vai embora, então você não pode dar a notícia previamente. Neste caso, apenas mande uma mensagem avisando que você vai sair ou se despeça de maneira rápida.

  • 2. Planeje-se com o novo trabalho

    Se você notificar sua empresa de que vai sair, mas pretende trabalhar por mais duas semanas, por exemplo, e ficar com medo de que seu chefe te dispense antes disso para não ter que pagar estes 15 dias, pergunte ao seu novo chefe se você já pode começar no novo emprego.

  • 3. Mantenha contato com colegas

    Colete informações de contato de seus amigos no trabalho e de qualquer pessoa com quem você queira manter contato depois de sair da empresa.

  • 4. Cheque seus dispositivos

    Certifique-se de que você não possui arquivos pessoais no computador da empresa e de que seus dispositivos também não tenham informações confidenciais da empresa.

  • 5. Esteja pronto para ir embora

    Se você não vai fazer uma notificação antes de partir, esteja pronto para ir embora no minuto em que pedir demissão ao seu chefe. Neste caso, você pode escrever uma carta oficial e entregar para ele pessoalmente ou enviar por email assim que chegar em casa.

  • 6. Reserve um tempo para pequenas atividades

    É bom reservar um tempo para limpar sua mesa e se despedir da sua equipe, clientes e vendedores.

  • 7. Seja reservado

    Resista à vontade de explicar ao seu chefe e a outros integrantes o motivo de você estar deixando a empresa. Neste momento, eles têm de lidar com algo muito grande – estão perdendo uma parte da equipe. O foco deles não será em você e sua lista de reclamações, por mais válidas que sejam. Eles não querem ouvir sobre seus problemas com a empresa – ou com eles – agora.

  • 8. Evite entrevistas no final

    Seu chefe ou outro integrante da equipe, do setor de recursos humanos, pode te convidar para uma entrevista de saída. Você pode decidir se quer ou não participar, mas é aconselhável que não participe. Não é sua função contar ao seu empregador o que ele tem feito de errado. Se quisessem sua opinião, deveriam ter pedido antes de você avisar que sairia. Você realmente acredita que eles implementarão as mudanças que você sugerir ao ir embora? Já é difícil o suficiente ensinar algo para as pessoas quando elas efetivamente querem aprender. Logo, é quase impossível fazer isso quando as pessoas não estão abertas para suas sugestões. Esqueça essa entrevista e siga sua vida.

  • 9. Mostre otimismo e produtividade

    Se você trabalhar por um período de duas semanas, por exemplo, entre o dia da sua notificação de demissão e o dia que for embora, faça delas as semanas mais positivas e produtivas possível. Coloque um sorriso no rosto, afinal, se você não gosta do seu trabalho, o tempo que você precisa continuar lá está diminuindo a cada minuto. Seja prestativo com seus colegas também.

  • 10. Seja educado ao ir embora

    Se for possível não crie inimizades ao ir embora. Seja educado com todos, mesmo com quem não gosta tanto de você e vice-versa. Eles não significam nada para você. Pessoas que te fizeram infelizes não têm mais poder nenhum sobre você. Alegre-se com isso. Mais tarde, você irá enxergá-los cada vez menos como pessoas assustadoras e mais como pessoas com medo que precisavam de compreensão. Eles estão no caminho deles e você no seu. Siga em frente.

1. Planeje-se de acordo com sua equipe

Se você suspeita que as pessoas para as quais trabalha não te deixarão exercer sua função no período entre o seu aviso de demissão e o dia que você efetivamente vai embora, então você não pode dar a notícia previamente. Neste caso, apenas mande uma mensagem avisando que você vai sair ou se despeça de maneira rápida.

Comentários
Topo