Carreira

9 atitudes para conseguir tirar férias sem pensar no trabalho

Quando se entra em férias, a última coisa que se deve fazer é checar o email corporativo. E, mesmo que pareça difícil se desconectar, é importante aproveitar o tempo de descanso.

LEIA TAMBÉM: 3 maneiras simples de aproveitar as férias

Veja, a seguir, 9 maneiras de se preparar para tirar férias sem ficar o tempo todo preocupado com o trabalho:

  • 1. Faça um check-list

    Elabore uma lista com as prioridades que precisam ser finalizadas antes de as suas férias começarem. Como você terá as tarefas listadas, não precisará ficar se lembrando do que precisa ser feito.

  • 2. Finalize suas tarefas mais importantes

    Certifique-se de finalizar todas as tarefas que você não pode delegar ou adiar. Você não quer pessoas em pânico te ligando no seu tão merecido período de descanso.

  • 3. Tenha certeza de que as tarefas que precisam ser feitas na sua ausência foram delegadas para alguém

    Nem todas as tarefas precisam ser feitas exclusivamente por você. Saiba delegar para as pessoas certas, assim você não precisará se preocupar com isso depois.

  • 4. Automatize as coisas pequenas

    Crie filtros para priorizar seus emails automaticamente. Utilize modelos para tarefas repetidas e relatórios de status automáticos em vez de longas atualizações.

  • 5. Faça um plano de ação para quando você voltar ao trabalho

    Voltar ao trabalho não é fácil. Certifique-se de que você está pronto para isso e saiba o que é preciso fazer ao retornar.

  • 6. Prepare uma resposta automática de email

    Você não quer que clientes e colegas achem que você os está ignorando. Deixe uma resposta automática explicando que você está em férias.

  • 7. Reserve o dia da sua volta para se atualizar

    No primeiro dia de volta, você precisa tentar voltar ao ritmo e se atualizar. Não deixe que outras pessoas tomem este tempo de você, sob pena de perder fatos importantes ocorridos na sua ausência.

  • 8. Certifique-se de que seus colegas saibam que você estará em férias e quando retornará

    Evite mensagens e emails de pessoas checando se você estará ou não presente em determinada reunião. Mesmo que você já tenha explicado qual será o período de suas férias, prepare uma resposta e sempre deixe claro, nas reuniões, sobre os dias em que estará fora. Por mais que você repita, as pessoas sempre esquecem a data correta.

  • 9. Resista à vontade de checar seu email de trabalho durante as férias

    Existe um motivo para se tirar um período de descanso do trabalho. Não entre no seu email corporativo e aproveite suas férias.

1. Faça um check-list

Elabore uma lista com as prioridades que precisam ser finalizadas antes de as suas férias começarem. Como você terá as tarefas listadas, não precisará ficar se lembrando do que precisa ser feito.

Comentários
Topo