Carreira

5 sinais de que você se comporta como alguém desesperado por emprego

Se a sua mentalidade em relação à busca por trabalho é a de que não importa o tipo de cargo, pois você precisa desesperadamente de um emprego, fique sabendo que essa energia transparece para todos os que estão ao seu redor.

VEJA MAIS: 5 piores coisas que você pode dizer em uma entrevista de emprego

Obviamente, as pessoas tendem a sentir-se desfavorecidas quando estão na posição de procurar um emprego, e sofrem com isso. Não é nada divertido ou confortável. Elas querem que essa fase termine logo e isso acaba sendo demonstrado por palavras e ações. As pessoas não são máquinas.

Sua habilidade de encarar as adversidades de uma maneira tranquila, acreditando em si mesmo, é o fator mais importante para conseguir o trabalho que merece.

Confiança e postura são muito mais importantes para o sucesso que o seu histórico profissional ou nível de educação. Sua atitude é tudo. Você é o responsável por ensinar, a todos aqueles que conhecer e encontrar durante a busca, como eles devem te tratar – com base na maneira em que você mesmo se trata.

LEIA TAMBÉM: Como explicar, nas entrevistas, por que você mudou tanto de emprego

Se demonstrar ser um candidato desesperado pela vaga, que vai fazer qualquer coisa para agradar um empregador, acabará atraindo o tipo de pessoa errada para o seu círculo. Algumas delas podem até se divertir ao te atormentar com entrevistas, testes e silêncios longos e inexplicados. Demonstrar desespero só vai atrair gestores covardes, do tipo que precisam maltratar as pessoas que supervisionam. Eles ficarão muito felizes em te tratar você mal durante o processo de recrutamento. Estarão testando você. Se você está disposto a lidar com explorações durante a sua busca por trabalho, será mais fácil te dominar quando você for contratado.

Veja, a seguir, 5 sinais de que você está se comportando como um desesperado por trabalho:

  • 1. O seu tempo é mal distribuído

    Você desperdiça todo o tempo e energia da sua busca por emprego para se certificar de que aparenta o candidato perfeito em vez de investir na decisão se aquele é ou não o trabalho correto para você.

  • 2. Você é submisso durante a entrevista

    Você vai à entrevista pronto para fazer qualquer coisa que o entrevistador peça – até mesmo divulgar informações confidenciais da última empresa em que trabalhou se questionado ou responder perguntas inapropriadas ou ilegais para uma entrevista.

  • 3. Você demonstra excesso de autocrítica

    Depois de cada entrevista, você critica sua performance. Você mal consegue se lembrar da perspectiva do entrevistador na conversa – tudo o que se recorda é das suas próprias falhas e defeitos.

  • 4. Você duvida de si mesmo

    Conforme você estabelece uma nova oportunidade de trabalho para perseguir, seu primeiro pensamento é se questionar por que as pessoas iriam cogitar você para o cargo.

  • 5. Se diminuir

    Enquanto espera o retorno de uma entrevista, você tem ideias malucas, como o que aconteceria se você ligasse para eles e se oferecesse para trabalhar de graça nas duas primeiras semanas. Como alguém desesperado por um emprego, seu julgamento é prejudicado. Você estará mais vulnerável para ser enganado, aceitar uma oferta péssima de trabalho ou perseguir oportunidades que você não merece por meses.

1. O seu tempo é mal distribuído

Você desperdiça todo o tempo e energia da sua busca por emprego para se certificar de que aparenta o candidato perfeito em vez de investir na decisão se aquele é ou não o trabalho correto para você.

Comentários
Topo