Carreira

Dicas para fazer um MBA em Nova York

Fordham e Columbia são opções na cidade (Foto: iStock)

Muitos profissionais e estudantes sonham com um MBA (Master in Business Administration) fora do país. O diploma é um tipo de pós-graduação voltada para aqueles que desejam se aprimorar em conhecimentos de administração e ter uma visão profunda e global do mercado.

LEIA MAIS: 10 universidades mais antigas e prestigiadas do mundo

No entanto, quando se trata de um MBA, as dúvidas são muitas e o planejamento é parte fundamental do processo. O evento The MBA Tour reuniu em agosto, na cidade de São Paulo, as principais instituições que oferecem cursos reconhecidos – e muito concorridos.

Entre as universidades localizadas em Manhattan, Nova York, a Columbia University e a Fordham University (Gabelli School of Business) deram alguns conselhos para aqueles que estão pretendendo aplicar para um MBA.

Emily French Thomas, diretora de admissão da Columbia University, revelou o que as universidades buscam em um candidato para um MBA: “Queremos estudantes que possam causar impacto em suas indústrias, que se interessem em aprender com a imensa diversidade cultural de seus colegas e que sejam capazes de levar consigo suas experiências coletivas na escola de negócios, aplicando-as na prática e tornando-se grandes líderes globais”.

Já para Lawrence Mur’ray, reitor adjunto sênior da Fordham, “a Escola Gabelli procura alunos que tenham potencial para serem bem-sucedidos dentro e fora da sala de aula”. “Embora as habilidades quantitativas sejam muito valorizadas, a maturidade profissional e emocional, a capacidade de se comunicar efetivamente, trabalho em equipe e colaboração e liderança em geral são igualmente importantes”, completa.

Sobre o momento certo para fazer um MBA, ambas as universidades concordam que é uma escolha muito pessoal do aluno e que somente ele pode saber quando estará pronto para dar início ao processo de candidatura. O conselho da Fordham é que o candidato já tenha uma base sólida de experiência profissional – “pelo menos 3 anos depois de obter o diploma universitário”.

A diretora de admissão da Columbia dividiu um conselho de um ex-aluno da escola sobre como se preparar para o curso: “Antes de começar o MBA, faça uma lista das coisas que você deseja obter com a experiência. Depois, cheque a lista a cada semestre para garantir que está aproveitando ao máximo, bem como avaliar se os seus objetivos mudaram”.

Um tópico que não pode ser ignorado é o investimento financeiro que a conquista de um diploma demanda. Apenas como base, o ano letivo 2017-2018 na Columbia University para a “tuition” (apenas os estudos, fora gastos extras) custa US$ 71.544. Já na Gabelli Business School, o programa completo sai por US$ 99.750.

Ambas as universidades oferecem bolsas de estudo e programas de financiamento para candidatos locais e internacionais. Na Fordham, é possível virar assistente de graduação e, dessa forma, conseguir descontos na mensalidade.

Comentários
Topo