Carreira

Lições de liderança que todo mundo deveria saber

iStock

Liderança tem significados diferentes para cada pessoa, mas todos podem concordar que é uma parte importante no processo de alcançar o sucesso. (iStock)

E se você pudesse superar alguns dos maiores obstáculos da sua vida sendo um líder? Liderança tem significados diferentes para cada pessoa, mas todos podem concordar que é uma parte importante no processo de alcançar o sucesso. Independentemente de seu cargo atual, a capacidade de liderar pode o ajudar a ir em direção aos seus objetivos e aumentar sua confiança. É fundamental, então, entender o que significa ser um líder e como podemos melhorar nossas habilidades de liderança.

VEJA TAMBÉM: Que tipo de líder você gostaria de ser?

Christopher With é palestrante e coach de executivos. CEO da empresa No Quit Living, ele apresenta um popular podcast de mesmo nome. Em entrevista a FORBES, ele fala sobre liderança.

FORBES: Quais são algumas das maiores lições que você aprendeu com os convidados que entrevistou em seu podcast?

Christopher Wirth: Tivemos alguns convidados inacreditáveis. A um deles, Daniel Gefen, perguntei: “Se você pudesse jantar com qualquer pessoa, quem seria?” Ele então contou a história de seu avô, um sobrevivente do Holocausto que testemunhou seus pais e todos os seus irmãos serem assassinados. Além disso, levou um tiro no ombro, que por pouco não pegou em seu coração, e teve de mentir e se fingir de morto sobre uma pilha de corpos até o anoitecer porque sabia que, caso se movesse, seria assassinado. Algumas histórias horríveis desse tipo fazem refletir sobre a importância das pequenas coisas.

Outro exemplo é Bill Mitchell, que está sóbrio há 27 anos. Ele falou sobre correntes do bem e que “quanto mais você dá, mais você recebe.” Isso realmente teve um impacto profundo em mim, porque acho que tudo o que você dá, especialmente quando é sem expectativas, volta dez vezes mais. Pode não ser para você, mas para sua esposa, seus filhos, algum amigo ou membro da família.

LEIA: 3 sinais de que você está se tornando um verdadeiro CEO

FORBES: Quais são seus pensamentos sobre liderança? O que significa e quais são os segredos para exercê-la?

Wirth: Eu não sei se há algum segredo. Posso certamente dividir o que acho que significa, porque liderança é muito importante para mim. Minha filosofia pessoal é muito simples: acredito que, não importa quem você é ou onde está na vida, você sempre pode liderar. Acho que muitas pessoas não percebem isso. Você não precisa de um título para ser líder.

Acho que você precisa estar aberto e disposto a ajudar os outros. Para mim, uma boa liderança consiste em ajudar os outros e realmente escutá-los. Acho que é isso que define um líder mediano de um líder excelente. De novo, não depende de ter ou não um título, você ainda pode liderar todos os dias. A questão é: você tem isso em você? Como acho que todo mundo tem liderança dentro de si, na verdade, a questão é: você realmente quer seguir em frente e dar esse passo?

FORBES: Liderança, então, é muito mais sobre escutar do que falar.

Wirth: É a regra do 80/20. Você tem dois ouvidos, dois olhos e uma boca, então, você escuta e vê muito mais do que fala.

FORBES: O que podemos fazer para melhorar nossas habilidades de liderança?

Wirth: Essa é uma ótima pergunta, mas, em vez de respondê-la, quero desafiar os leitores a fazer uma coisa por alguém sem esperar nada em troca. Como falamos antes, pode ser algo tão simples quanto segurar a porta, deixar alguém passar na sua frente no trânsito ou até pagar uma xícara de café para alguém. É sobre isso que falamos no No Quit Living, definido como liderar por meio de exemplos. Se todos nós fizermos uma coisa para alguém todos os dias, teremos um impacto positivo e significativo sobre alguém.

Comentários
Topo