Carreira

O que fazer caso você seja a pessoa mais mal paga do seu departamento

iStock

Uma boa estratégia é conversar com seu chefe sem usar um tom acusatório, mas deixando claro que o seu salário é uma grande preocupação para você. (iStock)

Não é raro que uma pessoa receba menos do que seus colegas que exercem a mesma função. Isso pode acontecer por inúmeros motivos: turnos ou horários diferentes, qualificação ou até o status da contratação (a pessoa foi admitida como temporária, por exemplo, e os supervisores esqueceram de alterar sua posição tempos depois).

VEJA TAMBÉM: Entenda o quanto é importante se tornar indispensável no trabalho

No entanto, independentemente do motivo, é fundamental conversar com seu superior para entender o que aconteceu. Não assuma que ele está intencionalmente pagando menos para você – até porque, normalmente, você sequer terá certeza de que, de fato, é a pessoa mais mal paga, visto que este tipo de informação é geralmente obtida informalmente.

Uma boa estratégia é conversar com seu chefe sem usar um tom acusatório, mas deixando claro que o seu salário é uma grande preocupação para você. Peça a ele que compare os seus vencimentos com os de outros funcionários em seu cargo ou em cargos similares, para assegurar de que você está recebendo a quantia correta.

Esta é uma tarefa simples, que ele pode solicitar à área de recursos humanos. Não é algo ruim ou ofensivo para se pedir. Se você acredita que a sua remuneração está abaixo do mercado e talvez até de seu próprio departamento, vocês precisam falar sobre isso.

Simplesmente diga que você está preocupado com a possibilidade de o seu salário não estar alinhado ao de outros funcionários. Se o seu superior perguntar de onde você tirou essa ideia, diga apenas que, às vezes, as pessoas comentam sobre o tema e que você só gostaria de ter certeza de que está no mesmo patamar das outras pessoas e que, caso não esteja, de que o erro possa ser corrigido.

LEIA: Por que algumas pessoas exercem tanto poder

Este tipo de problema abre espaço para certa reflexão. Gaste um tempo pensando o que foi aprendido com a lição. A sua intuição diz que seu chefe cometeu um erro inocente ou que ele está ciente de seu baixo salário?

Se você chegar à conclusão de que ele está se aproveitando de você, ainda assim é interessante pedir um aumento. Mas, neste caso, você não pode confiar sua carreira a ele por muito mais tempo. Se ele tiver sido capaz de se aproveitar de você apenas para economizar algum dinheiro, está claro que não o merece em seu time.

Caso seu superior descubra que você é, realmente, mal remunerado e ajuste seu pagamento, você pode até interpretar que, apesar de tudo, este emprego tem potencial. Você pode, ainda, conseguir um ajuste adicional se foi remunerado abaixo dos outros por um longo período de tempo.

Este é um exercício que pode ajudar a criar força. É importante encontrar sua voz e aprender a usá-la. Você ficará mais forte depois de encarar seus medos e criará confiança no fato de que, se esse não viu seu valor, outro gerente verá.

Comentários
Topo