Carreira

12 dicas para ser mais produtivo ao trabalhar de casa

Trabalhar de casa é uma tendência crescente no mundo todo. O home office permite que os funcionários economizem tempo de locomoção, tenham maior flexibilidade e produzam mais durante os horários de pico. Mas o formato tem suas limitações, como a facilidade para distrações com tarefas de casa ou na internet. Há também a questão do isolamento: passar muito tempo sozinho não faz bem a ninguém.

LEIA TAMBÉM: 50 melhores empresas para trabalhos de meio período a distância

Ainda assim, cada vez mais pessoas procuram trabalhos fora do escritório. Mas o que fazer para tirar o máximo proveito do trabalho à distância?

Veja na galeria de fotos abaixo 12 dicas de especialistas para ser mais produtivo no home office:

  • 1. Monte o escritório em casa separado das áreas de lazer

    Mesmo que você não tenha um escritório propriamente dito, crie um espaço dedicado a isso, devidamente separado. Caso contrário, a energia da rotina profissional irá se espalhar pela casa toda e será difícil se desligar e relaxar quando precisa.

  • 2. Entre em sintonia com o ritmo do seu dia-a-dia

    Trabalhar de casa é produtivo quando você planeja sua agenda em sintonia com a sua rotina. Você é mais focado e alerta às seis horas da manhã? Dedique-se de maneira intensa durante esse período. Sentiu-se cansado mentalmente depois de algum trabalho? Faça uma pausa, seja ao dar uma caminhada ou um passeio de bicicleta. Costuma ficar sonolento durante durante as tardes? Durma um pouco e depois invista em um trabalho mais pesado, quando estiver renovado. O home office não é um mundo que funciona das 8h às 17h.

  • 3. Estabeleça uma rotina

    Ter flexibilidade ilimitada pode ser assustador. Fuja da armadilha da liberdade e crie uma disciplina profissional ao estabelecer uma rotina. Escreva um plano de trabalho para a semana, utilize um calendário para programar seu tempo ou estabeleça um regime diário para definir seu tempo de trabalho. Garanta sua produtividade ao organizar suas expectativas diárias e estabeleça objetivos realistas.

  • 4. Organize-se e mantenha seu horário de trabalho

    Criar e manter uma programação não irá apenas impactar positivamente na expectativa de seus clientes e colegas, mas também aumentará sua produtividade. Trabalhar de casa é ótimo, mas não é uma substituição ou uma desculpa para não cumprir seus prazos ou manter seus compromissos. Se você demonstrar consistência como profissional, seus clientes irão perceber e ficarão gratos. Isso aumentará a fidelidade e a satisfação.

  • 5. Vista-se como se fosse para o escritório

    Um dos benefícios de trabalhar de casa é poder se vestir casualmente todos os dias. Observe como você se apresenta quando se veste para ir trabalhar e em situações de lazer. Se existir uma diferença significativa, existe a possibilidade dos seus clientes perceberem isso mesmo em uma ligação telefônica.

  • 6. Esteja disponível para os seus supervisores

    Há um ditado que diz: “Fora de vista, fora do pensamento”. Isso é real. Para permanecer relevante em suas funções, assim como alguém que cresce e pode ser escolhido para uma promoção, você precisa estar disponível para os seus gerentes, especialmente da alta gerência. Se você ficar apenas dedicado a cumprir tarefas em seu trabalho, isso não será o suficiente, não apenas para uma promoção, mas até mesmo para permanecer empregado. Esteja presente, mesmo que virtualmente.

  • 7. Elabore uma lista com tarefas que precisa executar

    Comece seu dia criando uma lista do que é preciso fazer. Isso ajuda a se manter focado e a medir a produtividade. Sem isso, é mais fácil se perder com distrações. Trabalhar de casa passa a impressão de que você tem mais tempo ocioso do que realmente possui. Ao executar todos os tópicos de sua lista de afazeres, você terminará o dia com um sentimento de dever cumprido, pois o progresso será mais visível.

  • 8. Organize seu espaço

    Monte um espaço que seja organizado, limpo e disponível para você trabalhar. Mantenha por perto seu computador, celular e qualquer outro acessório necessário para que você seja produtivo. Livre-se das coisas que não precisa para que isso não atrapalhe sua habilidade de ser eficiente e eficaz enquanto está em casa.

  • 9. Faça atividades externas

    Trabalhar de casa pode ser gratificante, mas pode também ter efeitos prejudiciais à sua saúde. Você não se movimenta com a mesma frequência que faria em um escritório regular e, agora, tem acesso a uma cozinha bem estocada. É importante fazer caminhadas, entrar em uma academia ou participar de suas atividades favoritas para evitar a monotonia, a solidão e a falta de exercícios.

  • 10. Cultive um network autêntico

    Crie uma conexão com as pessoas importantes em sua esfera de influência ou público. Trabalhar de casa oferece grandes benefícios, mas é fácil limitar nossas ligações do dia-a-dia às pessoas que fazem parte da nossa rotina. Programe um café virtual com um colega. Proponha horas de open office.

  • 11. Evite distrações

    Trabalhar de casa é algo muito produtivo, mas ainda assim as distrações estão sempre presentes. Sim, existem roupas que precisam ir para a lavanderia e outras tarefas domésticas a serem feitas: a lista é infinita. Apesar da tentação, siga uma disciplina para permanecer focado.

  • 12. Não tente dar atenção aos seus filhos e ao trabalho ao mesmo tempo

    Inúmeras pessoas sonham em conseguir trabalhar de casa com seus filhos. Mas isso não funcionará se você não souber separar seu foco de atenção. A hora do trabalho é do trabalho. Não dá para ser produtivo e cuidar dos filhos intensamente ao mesmo tempo.

1. Monte o escritório em casa separado das áreas de lazer

Mesmo que você não tenha um escritório propriamente dito, crie um espaço dedicado a isso, devidamente separado. Caso contrário, a energia da rotina profissional irá se espalhar pela casa toda e será difícil se desligar e relaxar quando precisa.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil (copyright@forbes.com.br).

Comentários
Topo