Carreira

25 maneiras de deixar o seu chefe mais feliz

Consultores que trabalham com diversos clientes reuniram dicas para deixar os líderes de empresas mais felizes. As mesmas ideias também podem ser adaptadas para colegas, clientes, vendedores e qualquer outra pessoa com quem você conviva no âmbito profissional.

LEIA TAMBÉM: 5 conversas que você precisa ter com seu chefe

Ser solícito, mostrar feedbacks positivos e saber se portar em reuniões são iniciativas que podem fazer toda a diferença na imagem que você passa – principalmente quando está começando em uma nova empresa.

Veja, a seguir, 25 maneiras de deixar o seu chefe mais feliz:

  • 1. Chegue cedo

    Chegue no trabalho alguns minutos mais cedo, especialmente nos seu primeiros dias em um novo emprego.

  • 2. Leve o que for necessário

    Leve uma caneta e um caderno com você no seu primeiro dia de trabalho, junto com qualquer papelada que seu cargo exija.

  • 3. Faça anotações

    Além de escrever observações, senhas e instruções que lhe forem passadas, anote também o nome das pessoas a quem for apresentado, seus cargos e as informações de contato.

  • 4. Informe quem é você

    Sempre que conhecer alguém novo, se apresente.

  • 5. Mostre gratidão

    Quando alguém ajudá-lo ou ensiná-lo alguma coisa, agradeça com sinceridade.

  • 6. Mantenha seu chefe atualizado

    Converse com o seu novo chefe de tempos em tempos, caso ele não vá falar com você. Se ele preferir um contato por email ou por mensagem, adote o hábito. Mostre regularmente as novidades que você produzir e o que estiver aprendendo.

  • 7. Certifique-se de que você e seu chefe estão na mesma sintonia

    Quando você tiver um plano mais ousado para o seu trabalho, compartilhe isso com o seu chefe e peça um feedback. Exponha seus objetivos no curto e no longo prazos.

  • 8. Tome cuidado com os emails

    Quando tiver uma conversa importante com alguém do trabalho, mande um email para um follow up e confirme o que foi combinado. Reserve um tempo extra para dizer “por favor”, “obrigado” e outras expressões como essas em suas mensagens. Isso faz uma grande diferença.

  • 9. Não compare seus empregos

    Resista ao impulso de dizer aos seus colegas que você lidou com uma determinada tarefa de maneira muito mais inteligente no seu antigo emprego. Espere até você ter mais credibilidade com eles para sugerir melhorias e, quando fizer recomendações, faça-as de uma maneira positiva em vez comparar os dois ambientes de trabalho.

  • 10. Seja solícito

    Ofereça ajuda quando alguém estiver com dificuldades, mesmo que o seu conhecimento no assunto seja baixo. Deixe isso claro. Às vezes, as pessoas precisam de apoio moral acima de qualquer outra coisa.

  • 11. Organize-se

    Planeje cada dia de trabalho na noite anterior, na sua casa. Reserve um momento para isso e organize suas prioridades. Sempre que puder, se afaste de uma mentalidade que estabeleça uma lista do que é necessário fazer e tenha uma visão mais ampla do seu cargo. Dessa maneira, você fará observações importantes.

  • 12. Saiba onde depositar sua energia

    Se prepare para a semana seguinte a cada final de semana. Faça uma programação de onde gastará sua energia. Não se estresse tentando fazer tudo.

  • 13. Não tente se envolver em todos os projetos

    Proteja-se contra a tendência que novos funcionários têm, frequentemente, de se comprometerem com todas as iniciativas ou projetos. Você ainda não sabe como seu próprio cargo vai mudar e crescer. Você pode sempre oferecer algum auxílio – ler um documento, por exemplo, dar um feedback ou se responsabilizar por alguma parte de um trabalho para ajudar alguém -, mas não precisa se comprometer com toda a produção.

  • 14. Mostre seus feedbacks positivos

    Quando você receber um feedback positivo, conte para o seu chefe. Se começar a receber vários, pergunte se ele ainda tem interesse em acompanhar esse progresso. Alguns líderes adoram saber dos retornos recebidos por seus funcionários. Mesmo aqueles que não querem ver cada conquista sua, ficarão gratos de saber que tomaram a decisão correta ao contratá-lo.

  • 15. Conheça o chefe do seu chefe

    Quando for apropriado, conheça o chefe do seu chefe e se apresente. Conte para ele sobre sua função e deixe que ele saiba que você é grato por fazer parte da empresa.

  • 16. Mantenha seu espaço organizado

    Sempre que possível, mantenha sua área de trabalho organizada e limpa.

  • 17. Saiba quando e como abordar seu chefe

    Preste atenção em como seu chefe gosta de se comunicar e tenha a sensibilidade de perceber quando ele está aberto para uma conversa. Haverá momentos melhores e piores para abordá-lo, enviar uma mensagem, pedir a resposta de um email urgente ou dividir uma opinião. Procure por certos padrões e se alinhe a eles.

  • 18. Imponha limites

    Estabeleça limites de maneira educada e profissional durante as primeiras semanas em seu novo emprego. Talvez, um dia você esteja disponível para ficar até tarde e terminar um projeto, e no outro isso não seja possível. Não fale para o seu chefe ou outros colegas quais os motivos para não poder ficar até tarde no escritório.

  • 19. Seja rígido com prazos

    Destaque nas suas anotações as datas e prazos importantes. Se você se comprometer com a finalização de uma tarefa até um determinado período, cumpra o programado sem hesitar. Se acontecer um grande imprevisto e você perceber que o tempo não será suficiente, avise seu chefe de maneira clara e o mais cedo possível.

  • 20. Saiba se portar nas reuniões

    Chegue preparado e focado para as reuniões. Também não leve comida para esses tipos de encontros.

  • 21. Seja um colega consciente

    Não fale sobre seus problemas pessoais com seus colegas. Além disso, é importante não levar comidas com cheiro muito forte para colocar no microondas da empresa.

  • 22. Conheça sua empresa

    Leia o manual do funcionário da sua empresa e se inscreva para os planos de benefícios que tiver interesse. Não faça com que as pessoas tenham que ir atrás de você para oferecê-los.

  • 23. Veja como as pessoas do seu departamento se vestem

    Peque pela precaução quando se tratar do dress code do seu departamento. Quanto mais adaptado você estiver, mais criativos nas escolhas do seu vestuário poderá se tornar, mas, no começo, tenha cuidado.

  • 24. Anote suas ideias

    Sempre que aprender algo novo ou criar um procedimento próprio, escreva sobre isso. O conteúdo que você anotar poderá poupar incontáveis horas e o desgaste de outras pessoas no futuro.

  • 25. Preste atenção no que você sentir

    Quando você começa um emprego, está imerso em um ambiente totalmente novo e diferente. Escreva suas impressões. Isso será útil no futuro.

1. Chegue cedo

Chegue no trabalho alguns minutos mais cedo, especialmente nos seu primeiros dias em um novo emprego.

Comentários
Topo